WhatsApp para Android prepara chamadas de voz em relógios com Wear OS

Wear OS ganha suporte a ligações através do WhatsApp Beta; atualização permite atender chamadas de voz diretamente pelo relógio

Bruno Gall De Blasi
Por
Logotipo do WhatsApp

WhatsApp deve ficar mais integrado ao Wear OS em um futuro próximo. A versão experimental do mensageiro passou a oferecer suporte a chamadas de voz através do sistema operacional do Samsung Galaxy Watch 5 e outros smartwatches. Com a mudança, os usuários poderão atender as ligações diretamente pelo relógio.

As informações foram reveladas pelo 9to5Google. Segundo o site nesta terça-feira (30), os sinais da compatibilidade apareceram no WhatsApp Beta para Android. Mas nem todos os usuários receberam a integração para atender ligações pelo relógio.

Os relatos estão disponíveis pela internet. Ontem, um usuário do Reddit identificado como Jotta_Morales_B informou que recebeu a notificação de ligação em seu Galaxy Watch 4 ao usar a versão 2.22.19.11 do mensageiro. Segundo o autor do tópico, a integração foi habilitada automaticamente após a atualização do aplicativo.

Outros usuários do fórum fizeram algumas perguntas sobre a integração. Ao ser questionado se foi possível iniciar uma ligação pelo relógio, o responsável pelo tópico disse que não conseguiu fazer chamadas pelo relógio mesmo ao fazer uma solicitação pelo Google Assistente. Em outras palavras: possivelmente, o recurso estará disponível apenas para atender ligações recebidas.

9to5Google também teve acesso à novidade ao atualizar o mensageiro para a compilação 2.22.19.12 em um Galaxy Watch 5 pareado em um Google Pixel 6. A notificação, no entanto, não informava que se tratava de uma chamada originada pelo WhatsApp. No caso do usuário do Reddit, o alerta trazia o ícone e o nome do mensageiro logo abaixo da identificação do contato. 

Chamada de voz do WhatsApp notificada no Galaxy Watch 4 (esquerda) e Galaxy Watch 5 (direita) (Imagem: Reprodução/Reddit e 9to5Google)
Chamada de voz do WhatsApp notificada no Galaxy Watch 4 (esquerda) e Galaxy Watch 5 (direita) (Imagem: Reprodução/Reddit e 9to5Google)

Atualização libera chamadas do WhatsApp pelo relógio

A atualização pode ajudar muitos usuários que concentram as suas notificações no relógio. Afinal, tanto em wearables com Wear OS quanto no Apple Watch, os usuários podem atender ligações diretamente pelo pulso. Mas este recurso, infelizmente, ainda não está disponível para o WhatsApp.

Com a atualização, os usuários não dependerão apenas do celular para atender as ligações do WhatsApp. Ou seja, assim como em chamadas feitas pela rede da operadora, o alerta também será emitido no relógio. Daí o usuário pode decidir diretamente pelo pulso se deseja atender ou rejeitar a solicitação de contato.

O recurso, no entanto, ainda não está disponível a todos os usuários. Para usá-lo, é preciso ter um celular Android com o WhatsApp Beta instalado. Também não há previsão de lançamento do recurso à versão final do mensageiro e no iPhone.

Com informações: 9to5Google e Reddit

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados