Apple libera atualização do iOS 12 para iPhone lançado há quase dez anos

iPhone 5s recebe iOS 12.5.6 com correções de segurança; celular da Apple foi lançado em 2013 com iOS 7 e ao lado do iPhone 5c

Bruno Gall De Blasi
Por
Ícone do iOS

iPhone 5s começou a ser vendido há quase dez anos. Mas o celular ainda está recebendo atualizações: a Apple liberou, nesta quarta-feira (31), o iOS 12.5.6 ao smartphone e outros produtos, como iPod Touch de 6ª geração e alguns iPads. A nova versão traz incrementos à segurança dos gadgets que deixaram de receber updates.

A novidade traz duas correções. A primeira é voltada a uma falha que permite a execução de um código maliciosos com privilégios de administrador por meio de um app malicioso. A segunda está ligada a uma brecha do WebKit que permite rodar códigos arbitrários pelo Safari e outros navegadores.

Com a atualização, as duas brechas deixam de atingir dispositivos antigos da Apple. Neste caso, a atualização foi liberada ao iPhone 5s, telefone lançado em 2013 com iOS 7 e atualizado até o iOS 12. Já o iPhone 6 e 6 Plus vieram a público em 2014 com iOS 8 e também deixaram de ser renovados na décima segunda versão do sistema.

Mas estes não são os únicos dispositivos agraciados pelo novo update. A atualização também foi liberada ao iPod Touch de 6ª geração, gadget lançado pela Apple em 2015 com o iOS 8. A lista ainda engloba o iPad Air de primeira geração, o iPad Mini 2 e o iPad Mini 3, que também não receberam o iOS 13 em 2019.

iPhone 5s recebe atualização nove anos após o seu lançamento (Imagem: Kārlis Dambrāns/Flickr)
iPhone 5s recebe atualização nove anos após o seu lançamento (Imagem: Kārlis Dambrāns/Flickr)

Apple atualiza iPhone lançado há quase dez anos

A Apple é tradicionalmente conhecida pelo longo prazo de suporte aos seus produtos. Peguemos o iPhone 7 como exemplo: o celular foi lançado em 2017, com o iOS 10, e continua recebendo atualizações do iOS 15 nos dias atuais – ou seja, cinco anos depois. O smartphone, no entanto, não vai receber o iOS 16, previsto para ser lançado a todos os usuários ainda neste ano.

Ainda assim, trata-se de uma marca notável. A cargo de comparação, a Samsung é uma das poucas empresas que se aproximam da Apple graças à sua nova política para liberar atualizações do Android por quatro anos e de segurança por cinco anos. Mas a fabricante do iPhone vai além ao liberar atualização para o iPhone 5s, lançado há nove anos.

Claro, o update não traz novos recursos. Isto significa que os usuários não terão acesso às novas funções do sistema operacional, como as opções para personalizar a tela de bloqueio do iOS 16. Todavia, a atualização mantém os dispositivos seguros para quem ainda tem um celular ou tablet da Apple que deixou de ser atualizado.

Com informações: 9to5Mac

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados