Após novidade no TikTok, Instagram confirma recurso de repostar publicações

Ferramenta permite que o usuário compartilhe publicações de terceiros na timeline de seus seguidores; recurso será testado em breve

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Logotipo do Instagram

Alguns meses após o TikTok incluir um botão de repost na plataforma, é a vez do Instagram confirmar que também está trabalhando em uma ferramenta para que usuários compartilhem conteúdos de terceiros. A opção será testada em breve, inicialmente com um pequeno número de pessoas, e as repostagens aparecerão no perfil, em uma aba separada da principal.

Apesar de rumores sobre a criação de um botão de repost existirem desde maio, quando o desenvolvedor Alessandro Paluzzi publicou no Twitter imagens da ferramenta, a comprovação veio apenas na última quinta-feira (8), quando a Meta confirmou a informação para o TechCrunch.

Segundo a empresa, a função servirá para compartilhar uma foto ou um carrossel de outra pessoa em seu perfil, de maneira que a imagem seja repostada e apareça no feed de seus seguidores, mantendo os créditos do autor original. Algo bastante semelhante com o que acontece com o botão de retuitar do Twitter e no próprio Instagram Stories, quando os usuários repostam publicações de terceiros.

Em janeiro, o TikTok havia anunciado que também estava trabalhando em algo semelhante. A opção, que já pode ser vista em algumas publicações do “Para Você”, permite que o usuário resposte um conteúdo nesta aba de seus amigos. O compartilhamento, no entanto, não aparece no perfil do próprio usuário, algo que na rede da Meta deverá ser diferente.

Detalhes sobre o funcionamento do novo botão do Instagram ainda não foram divulgados. Contudo, o consultor de social media Matt Navarra mostrou em seu Twitter que já havia localizado no perfil de Adam Mosseri, chefe da plataforma, a visualização de uma nova aba destinada às repostagens.

A guia, que aparece entre as abas de NFTs (colecionáveis digitais) e das publicações em que a pessoa foi marcada, concentraria todos os compartilhamentos realizados pelo usuário, deixando-os em seu perfil, mas em um local separado das suas próprias imagens.

Repost deve permitir comentários e respostas

Ao longo dos últimos meses, Alessandro Paluzzi, responsável pelos rumores em maio, continuou alimentando sua thread com mais novidades e prints sobre a ferramenta.

Um dos pontos mostrados pelo engenheiro reverso é de que ao repostar um conteúdo, o perfil teria a opção de fazer um comentário sobre aquele compartilhamento. O mesmo tipo de recurso utilizado pelo Twitter, que permite que o usuário escolha “retuitar” a publicação ou “comentar o tweet”, escrevendo uma observação sobre a mensagem.

Além disso, segundo as imagens postadas por Alessandro, haveria também a possibilidade de um usuário responder a um compartilhamento. Ao esbarrar com ele na timeline e clicar no botão localizado à direita, em que aparece o nome do perfil de quem o respostou, a pessoa poderia enviar um comentário para a pessoa a respeito da publicação.

Com informações: TechCrunch e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados