Notícias Computador

Intel revela detalhes sobre placas de vídeo Arc 3, 5 e 7 com até 32 núcleos

Especificações da linha Arc A são antecipadas pela própria Intel; Arc 7 terá as placas de vídeo mais avançadas para desktops

Bruno Gall De Blasi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Intel revelou mais detalhes sobre as placas de vídeo da linha Arc A. A família com foco em desktops terá quatro modelos com memória GDDR6 de até 16 GB e recursos que beneficiam quem gosta de jogar, como ray tracing, HDR e taxa de atualização variável. A nomenclatura dos produtos será inspirada nos processadores da marca.

Intel antecipa detalhes das GPUs das linhas Intel Arc A 3, 5 e 7 (Imagem: Reprodução/Intel)

Os detalhes foram revelados na quinta-feira (8). Em uma publicação, a companhia informou que “tem jogado migalhas de pão nas próximas placas de vídeo para desktop” e que “é hora de reuni-las em uma grande família feliz”. E é aí que entra a Intel Arc 3, 5 e 7, que seguem a mesma lógica do Intel Core i3, i5 e i7: quanto maior o número, melhor é o desempenho.

Os detalhes das placas foram revelados na sequência. A começar pela Intel Arc 3, que é voltada para “jogos aprimorados”, a GPU de modelo A380 terá oito núcleos Xe, oito unidades de ray tracing e 128 motores XMX (Xe Matrix Extensions), além do clock de 2.000 MHz. Já a memória será de 6 GB (GDDR6) e terá banda de 186 GB/s.

Intel Arc 5 será voltada para “jogos avançados”. O modelo A580 terá 24 núcleos e 8 GB de memória (banda de 512 GB/s), mas o clock cai para 1.700 MHz. A placa de vídeo ainda terá 24 unidades de ray tracing e 384 motores XMX para oferecer gráficos mais aprimorados em relação à Intel Arc 3. 

Intel Arc 7 terá até 32 núcleos (Imagem: Reprodução/Intel)
Intel Arc 7 terá até 32 núcleos (Imagem: Reprodução)

Intel Arc 7 terá modelo com 32 núcleos Xe

O trio fica completo com a Intel Arc 7, a linha mais potente da companhia. Aqui, a fabricante detalhou dois modelos, começando pela placa A750, com 28 núcleos, 8 GB de memória (512 GB/s) e banda de 2.050 MHz. O componente ainda terá 28 unidades de ray tracing e 448 motores XMX. 

A GPU A770 é a mais encorpada do quarteto revelado na semana passada. A placa tem 32 núcleos e memória de 8 GB ou 16 GB, ambas com banda de 560 GB/s e clock de 2.100 MHz. A lista ainda engloba 32 unidades de ray tracing e 512 motores XMX.

A Intel, no entanto, não revelou quando as placas serão comercializadas. Mas a empresa informou que “à medida que nos aproximamos da disponibilidade de todas essas placas, teremos mais informações para compartilhar”.

Com informações: Intel e XDA-Developers

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Entrou para o Tecnoblog em 2020 e também escreveu para o TechTudo e iHelpBR.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque