Intel revela detalhes sobre placas de vídeo Arc 3, 5 e 7 com até 32 núcleos

Especificações da linha Arc A são antecipadas pela própria Intel; Arc 7 terá as placas de vídeo mais avançadas para desktops

Bruno Gall De Blasi
Por
Intel antecipa detalhes das GPUs das linhas Intel Arc A 3, 5 e 7 (Imagem: Reprodução/Intel)

Intel revelou mais detalhes sobre as placas de vídeo da linha Arc A. A família com foco em desktops terá quatro modelos com memória GDDR6 de até 16 GB e recursos que beneficiam quem gosta de jogar, como ray tracing, HDR e taxa de atualização variável. A nomenclatura dos produtos será inspirada nos processadores da marca.

Os detalhes foram revelados na quinta-feira (8). Em uma publicação, a companhia informou que “tem jogado migalhas de pão nas próximas placas de vídeo para desktop” e que “é hora de reuni-las em uma grande família feliz”. E é aí que entra a Intel Arc 3, 5 e 7, que seguem a mesma lógica do Intel Core i3, i5 e i7: quanto maior o número, melhor é o desempenho.

Os detalhes das placas foram revelados na sequência. A começar pela Intel Arc 3, que é voltada para “jogos aprimorados”, a GPU de modelo A380 terá oito núcleos Xe, oito unidades de ray tracing e 128 motores XMX (Xe Matrix Extensions), além do clock de 2.000 MHz. Já a memória será de 6 GB (GDDR6) e terá banda de 186 GB/s.

Intel Arc 5 será voltada para “jogos avançados”. O modelo A580 terá 24 núcleos e 8 GB de memória (banda de 512 GB/s), mas o clock cai para 1.700 MHz. A placa de vídeo ainda terá 24 unidades de ray tracing e 384 motores XMX para oferecer gráficos mais aprimorados em relação à Intel Arc 3. 

Intel Arc 7 terá até 32 núcleos (Imagem: Reprodução/Intel)
Intel Arc 7 terá até 32 núcleos (Imagem: Reprodução)

Intel Arc 7 terá modelo com 32 núcleos Xe

O trio fica completo com a Intel Arc 7, a linha mais potente da companhia. Aqui, a fabricante detalhou dois modelos, começando pela placa A750, com 28 núcleos, 8 GB de memória (512 GB/s) e banda de 2.050 MHz. O componente ainda terá 28 unidades de ray tracing e 448 motores XMX. 

A GPU A770 é a mais encorpada do quarteto revelado na semana passada. A placa tem 32 núcleos e memória de 8 GB ou 16 GB, ambas com banda de 560 GB/s e clock de 2.100 MHz. A lista ainda engloba 32 unidades de ray tracing e 512 motores XMX.

A Intel, no entanto, não revelou quando as placas serão comercializadas. Mas a empresa informou que “à medida que nos aproximamos da disponibilidade de todas essas placas, teremos mais informações para compartilhar”.

Com informações: Intel e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados