Windows 11 deixa barra de tarefas mais bonita, mas insiste em ícones fixos

Além de reintrodução da barra de tarefas otimizada para tablet, atualização inclui mudanças na bandeja do sistema de todos os dispositivos

Paula Alves
Por
Microsoft pode barrar de vez o Windows 11 em PCs antigos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Microsoft continua a realizar mudanças no Windows 11. Ainda em fase de testes, a nova atualização do sistema tem como foco a volta da barra de tarefas otimizada em tablets e conta com mudanças no design da bandeja do sistema de todos os aparelhos. Anúncio também confirmou a chegada de efeitos animados no menu de configurações.

Lançada inicialmente para alguns membros do Dev Channel, a nova atualização da Microsoft se chama Windows 11 build 25197, e volta a permitir que a barra de tarefas em tablets seja recolhida ou expandida, conforme a necessidade do usuário. Com toque otimizado, a mudança pode ser feita facilmente, bastando que a pessoa deslize a parte inferior do aparelho para cima ou para baixo.

Caso opte pelo modo recolhido, os ícones ficam escondidos, deixando à vista apenas os de status principais. Dessa maneira, a pessoa ganha mais espaço de tela e não corre o risco de tocar em algum deles sem querer. Já na versão expandida, o recurso deixa todos os ícones à vista, facilitando seu uso e deixando-os a apenas um toque de distância.

Windows 11 deixa barra de tarefas mais bonita (e mais limitada) em atualização  / Microsoft / Reprodução
Barra de tarefas para tablet recolhida e expandida (Imagem: Reprodução / Microsoft)

Quando estiver disponível publicamente, a atualização será ativada por padrão. Mas, caso queira checá-la em seu dispositivo, vá até Configurações > Personalização > Barra de Tarefas > Comportamento da barra de tarefa. Nessa área, certifique-se de que a opção “Otimizar a barra de tarefas para interações de toque quando este dispositivo for usado como tablet” está marcada com um check.

Novo design da bandeja do sistema

Outra mudança trazida pela atualização da Microsoft diz respeito ao design da bandeja do Windows 11. A novidade, inclusive, afeta todos os tipos de dispositivos, não apenas aqueles que podem ser usados ​​como tablet.

Na nova versão do recurso, os ícones do canto inferior direito contam com um foco mais arredondado, trazendo um visual diferente à região.

Por outro lado, há uma limitação não muito bem-vinda na bandeja: ela não permite arrastar e soltar seus ícones, os reorganizando da maneira que achar melhor. Uma mudança que já havia sido criticada anteriormente e que a Microsoft espera resolver em uma atualização futura.

Área de configurações animada

Além das atualizações funcionais e de design do sistema, a Microsoft também confirmou que os ícones da área de configurações do Windows 11 terão efeitos animados.

Windows 11 deixa barra de tarefas mais bonita (e mais limitada) em atualização / Microsoft / Divulgação
Efeitos animados da barra da navegação do Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

A mudança havia sido descoberta no final de agosto pelo engenheiro de software Rafael Rivera, na mesma época em que haviam sido revelados testes na taskbar do sistema que mudavam o efeito de aparição dos seus ícones.

Assim como Rafael havia notado, a Microsoft optou por deixar suas ilustrações da barra de navegação mais divertidas, adicionando diferentes efeitos para os desenhos. Ao rolar o cursor por elas, é possível visualizar transições de cores e movimentos, em uma clara referência às funções desempenhadas por cada uma das opções.

Com informações: Windows Insider Blog

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados