Com cara de PSP, GPD Win 4 é um mini-PC gamer com chip AMD e tela de 6″

GPD Win 4 tem tela full HD, até 32 GB de RAM e SSD de até 2 TB; dispositivo foi projetado para rodar jogos de Windows

Emerson Alecrim
Por
GPD Win 4 (imagem original: Facebook/GPD)
GPD Win 4 (imagem original: Facebook/GPD)

Na hora de comprar um computador gamer, você pode optar por um desktop ou um notebook. Ou você pode partir para um PC portátil. Essa é a proposta do GPD Win 4. Com visual que lembra o PSP, a novidade tem chip AMD Ryzen 7 6800U, SSD de até 2 TB e Windows (provavelmente, a versão 11).

Embora o Windows não tenha sido desenvolvido para consoles portáteis, a ideia é bastante interessante. Isso porque existe uma enormidade de jogos para a plataforma, sem contar que você pode usar o dispositivo para assistir a vídeos, navegar na web, entre outras atividades.

Chip AMD e tela de 6 polegadas

Para tanto, o GPD Win 4 vem com uma tela de 6 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels e formato 16:9. A GPD só não informou qual é a tecnologia do painel. Mas eu apostaria em IPS LCD, pois esse tipo aparece em modelos como o GPD XP Plus.

Nas laterais esquerda e direita da tela, estão os joysticks. Há também botões nas extremidades superiores. Como bem observa o Gizmochina, o formato do dispositivo como um todo lembra um Playstation Portable (PSP).

Mas, a despeito dessas características, ainda estamos falando de um PC. É por isso que o GPD Win 4 também tem um teclado embutido, que aparece quando a tela é deslizada para cima.

Por dentro, o dispositivo traz um chip Ryzen 7 6800U. A GPU é uma Radeon 680M, que é integrada ao processador. Isso significa que o desempenho gráfico não é dos mais avançados por aqui, a não ser que você conecte uma GPU externa (eGPU) ao equipamento.

GPD Win 4 (imagem original: Facebook/GPD)
GPD Win 4 (imagem original: Facebook/GPD)

Com GPU externa ou não, dá para esperar alguma desenvoltura em jogos, até porque a GPD foi generosa nos demais itens de hardware. Entre eles estão 16 GB ou 32 GB de memória LPDDR5. Além disso, é possível escolher entre um SSD NVMe de 1 TB ou 2 TB.

As demais características incluem Wi-Fi (versão não revelada), 4G, porta USB-C e um círculo à direita que faz as vezes de mouse. Pelas imagens, também dá para notar que o GPD Win 4 tem alto-falantes frontais e slot para cartão de memória.

GPD Win 4: quando e quanto?

Embora não tenha revelado uma data exata, a GPD prometeu iniciar as vendas do PC portátil em outubro, nas cores preta e branca. Na ocasião, mais detalhes sobre o hardware do equipamento devem ser revelados. Os preços ainda não são conhecidos.

Previsão de lançamento oficial no Brasil? Nenhuma.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados