Com cara de PSP, GPD Win 4 é um mini-PC gamer com chip AMD e tela de 6″

GPD Win 4 tem tela full HD, até 32 GB de RAM e SSD de até 2 TB; dispositivo foi projetado para rodar jogos de Windows

Emerson Alecrim
Por

Na hora de comprar um computador gamer, você pode optar por um desktop ou um notebook. Ou você pode partir para um PC portátil. Essa é a proposta do GPD Win 4. Com visual que lembra o PSP, a novidade tem chip AMD Ryzen 7 6800U, SSD de até 2 TB e Windows (provavelmente, a versão 11).

GPD Win 4 (imagem original: Facebook/GPD)
GPD Win 4 (imagem original: Facebook/GPD)

Embora o Windows não tenha sido desenvolvido para consoles portáteis, a ideia é bastante interessante. Isso porque existe uma enormidade de jogos para a plataforma, sem contar que você pode usar o dispositivo para assistir a vídeos, navegar na web, entre outras atividades.

Chip AMD e tela de 6 polegadas

Para tanto, o GPD Win 4 vem com uma tela de 6 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels e formato 16:9. A GPD só não informou qual é a tecnologia do painel. Mas eu apostaria em IPS LCD, pois esse tipo aparece em modelos como o GPD XP Plus.

Nas laterais esquerda e direita da tela, estão os joysticks. Há também botões nas extremidades superiores. Como bem observa o Gizmochina, o formato do dispositivo como um todo lembra um Playstation Portable (PSP).

Mas, a despeito dessas características, ainda estamos falando de um PC. É por isso que o GPD Win 4 também tem um teclado embutido, que aparece quando a tela é deslizada para cima.

Por dentro, o dispositivo traz um chip Ryzen 7 6800U. A GPU é uma Radeon 680M, que é integrada ao processador. Isso significa que o desempenho gráfico não é dos mais avançados por aqui, a não ser que você conecte uma GPU externa (eGPU) ao equipamento.

GPD Win 4 (imagem original: Facebook/GPD)
GPD Win 4 (imagem original: Facebook/GPD)

Com GPU externa ou não, dá para esperar alguma desenvoltura em jogos, até porque a GPD foi generosa nos demais itens de hardware. Entre eles estão 16 GB ou 32 GB de memória LPDDR5. Além disso, é possível escolher entre um SSD NVMe de 1 TB ou 2 TB.

As demais características incluem Wi-Fi (versão não revelada), 4G, porta USB-C e um círculo à direita que faz as vezes de mouse. Pelas imagens, também dá para notar que o GPD Win 4 tem alto-falantes frontais e slot para cartão de memória.

GPD Win 4: quando e quanto?

Embora não tenha revelado uma data exata, a GPD prometeu iniciar as vendas do PC portátil em outubro, nas cores preta e branca. Na ocasião, mais detalhes sobre o hardware do equipamento devem ser revelados. Os preços ainda não são conhecidos.

Previsão de lançamento oficial no Brasil? Nenhuma.