Windows Terminal fica mais agradável de usar com suporte a temas na interface

Com Windows Terminal 1.6 Preview, Microsoft mostra que interfaces de linha de comando não precisam ser sem graça

Emerson Alecrim
Por
Muitas cores no Windows Terminal (imagem: divulgação/Microsoft)

É inegável que a Microsoft vem fazendo um trabalho interessante com o Windows Terminal. Nesta semana, a companhia liberou a prévia da versão 1.6 da ferramenta. O principal atrativo da novidade está no visual. O suporte a temas melhorou, bem como as personalizações da interface. Quem disse que linha de comando tem que ser sem graça?

As versões anteriores já permitiam personalização da interface. Mas, no Windows Terminal 1.6 Preview, a Microsoft tratou de lapidar essa característica. Melhor dizendo, começou a lapidar, afinal, esse trabalho ainda está em andamento.

Não se trata apenas de permitir que a ferramenta fique colorida e mais agradável. O uso de temas variados pode ser útil para quem trabalha com várias janelas do Windows Terminal ao mesmo tempo, só para dar um exemplo.

Outro: uma pessoal com deficiência visual pode criar um tema de alto contraste sob medida para visualizar adequadamente o aplicativo.

No Windows Terminal 1.6, o usuário pode selecionar um tema no menu suspenso que aparece nas configurações de aparência. Há várias opções predefinidas à disposição.

Windows Terminal 1.6 (imagem: divulgação/Microsoft)
Windows Terminal 1.6 (imagem: divulgação/Microsoft)

Também é possível mudar características das opções disponíveis ou, como já ficou claro, criar o seu próprio tema. Mas, pelo menos por enquanto, essa personalização só pode ser feita com alterações no arquivo JSON de configurações do Windows Terminal.

A Microsoft deu até um exemplo de código de tema para o arquivo JSON. Mas, para quem não quiser ter esse trabalho, pelo menos é possível ajustar algumas características da janela, como plano de fundo e cor da aba.

O que mais o Windows Terminal 1.6 traz?

O quesito aparência é mesmo o destaque do Windows Terminal 1.6. Além do suporte melhorado a temas, a Microsoft se preocupou em deixar a interface que permite ajustes nos esquemas de cores mais intuitiva. Olha como ficou:

Configuração de cores no Windows Terminal 1.6 (imagem: divulgação/Microsoft)
Configuração de cores no Windows Terminal 1.6 (imagem: divulgação/Microsoft)

Nesta prévia, a Microsoft também tornou padrão um recurso introduzido no Windows Terminal 1.3. Falo de um novo motor de renderização que melhora o desempenho da ferramenta quando grandes quantidades de texto em muitas cores diferentes são exibidas.

O novo renderizador suporta ainda efeitos de sombreamento e texto em negrito, por exemplo. Além disso, o recurso ativa um modo de ajuste de desempenho em computadores que não têm aceleração gráfica por hardware ativada.

Voltando ao aspecto dos temas, a Microsoft mudou algumas cores padrão para deixar a interface do aplicativo mais agradável e coerente. Para completar, o tema escuro vem ativado por padrão a partir de agora. É possível fazer o tema acompanhar as configurações do sistema operacional, mas isso tem que ser ativado manualmente.

Ah, como sempre, correções de bugs também fazem parte das novidades.

Baixe o Windows Terminal 1.6 Preview

Se bateu a vontade de testar a ferramenta, eis o link para download do Windows Terminal 1.6 na Microsoft Store. Também é possível baixá-lo via GitHub.

Lembre-se de que esta é uma prévia, portanto, instabilidades ou falhas podem ocorrer. Se isso for um problema para você, a dica é baixar o Windows Terminal 1.5.

Só para constar: o aplicativo é gratuito, tem código-fonte aberto e funciona tanto no Windows 11 quanto no Windows 10.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados