Windows Terminal fica mais agradável de usar com suporte a temas na interface

Com Windows Terminal 1.6 Preview, Microsoft mostra que interfaces de linha de comando não precisam ser sem graça

Emerson Alecrim
Por

É inegável que a Microsoft vem fazendo um trabalho interessante com o Windows Terminal. Nesta semana, a companhia liberou a prévia da versão 1.6 da ferramenta. O principal atrativo da novidade está no visual. O suporte a temas melhorou, bem como as personalizações da interface. Quem disse que linha de comando tem que ser sem graça?

Muitas cores no Windows Terminal (imagem: divulgação/Microsoft)
Muitas cores no Windows Terminal (imagem: divulgação/Microsoft)

As versões anteriores já permitiam personalização da interface. Mas, no Windows Terminal 1.6 Preview, a Microsoft tratou de lapidar essa característica. Melhor dizendo, começou a lapidar, afinal, esse trabalho ainda está em andamento.

Não se trata apenas de permitir que a ferramenta fique colorida e mais agradável. O uso de temas variados pode ser útil para quem trabalha com várias janelas do Windows Terminal ao mesmo tempo, só para dar um exemplo.

Outro: uma pessoal com deficiência visual pode criar um tema de alto contraste sob medida para visualizar adequadamente o aplicativo.

No Windows Terminal 1.6, o usuário pode selecionar um tema no menu suspenso que aparece nas configurações de aparência. Há várias opções predefinidas à disposição.

Windows Terminal 1.6 (imagem: divulgação/Microsoft)
Windows Terminal 1.6 (imagem: divulgação/Microsoft)

Também é possível mudar características das opções disponíveis ou, como já ficou claro, criar o seu próprio tema. Mas, pelo menos por enquanto, essa personalização só pode ser feita com alterações no arquivo JSON de configurações do Windows Terminal.

A Microsoft deu até um exemplo de código de tema para o arquivo JSON. Mas, para quem não quiser ter esse trabalho, pelo menos é possível ajustar algumas características da janela, como plano de fundo e cor da aba.

O que mais o Windows Terminal 1.6 traz?

O quesito aparência é mesmo o destaque do Windows Terminal 1.6. Além do suporte melhorado a temas, a Microsoft se preocupou em deixar a interface que permite ajustes nos esquemas de cores mais intuitiva. Olha como ficou:

Configuração de cores no Windows Terminal 1.6 (imagem: divulgação/Microsoft)
Configuração de cores no Windows Terminal 1.6 (imagem: divulgação/Microsoft)

Nesta prévia, a Microsoft também tornou padrão um recurso introduzido no Windows Terminal 1.3. Falo de um novo motor de renderização que melhora o desempenho da ferramenta quando grandes quantidades de texto em muitas cores diferentes são exibidas.

O novo renderizador suporta ainda efeitos de sombreamento e texto em negrito, por exemplo. Além disso, o recurso ativa um modo de ajuste de desempenho em computadores que não têm aceleração gráfica por hardware ativada.

Voltando ao aspecto dos temas, a Microsoft mudou algumas cores padrão para deixar a interface do aplicativo mais agradável e coerente. Para completar, o tema escuro vem ativado por padrão a partir de agora. É possível fazer o tema acompanhar as configurações do sistema operacional, mas isso tem que ser ativado manualmente.

Ah, como sempre, correções de bugs também fazem parte das novidades.

Baixe o Windows Terminal 1.6 Preview

Se bateu a vontade de testar a ferramenta, eis o link para download do Windows Terminal 1.6 na Microsoft Store. Também é possível baixá-lo via GitHub.

Lembre-se de que esta é uma prévia, portanto, instabilidades ou falhas podem ocorrer. Se isso for um problema para você, a dica é baixar o Windows Terminal 1.5.

Só para constar: o aplicativo é gratuito, tem código-fonte aberto e funciona tanto no Windows 11 quanto no Windows 10.