Fila para ver a rainha já tem quilômetros de extensão e livestream no YouTube

Organizada pelo governo britânico, fila possui mapa oficial, transmissão ao vivo e logística detalhada para ajudar o público que deseja se despedir da monarca

Paula Alves
Por
Fila para ver a rainha já tem quilômetros de extensão e livestream no YouTube / Reprodução / gov.uk
Rainha Elizabeth II (Imagem: Reprodução / gov.uk)

Os protocolos britânicos a respeito da morte da Rainha Elizabeth II continuam em ação. Após ser levado para o Westminster Hall, no Palácio de Westminster, em Londres, o corpo da monarca pode agora ser visitado pelo público que deseja se despedir da soberana. A fila do adeus já conta com 6,5 quilômetros e ganhou um mapa personalizado, com atualizações ao vivo no YouTube.

Iniciada nesta quinta-feira (15), a fila de despedida da rainha Elizabeth II se transformou, por si só, em um acontecimento assistido pelo mundo todo. Organizada estrategicamente pelo governo, ela segue uma rota que costeia o rio Tâmisa e conta com um esquema de logística para que todo o público possa se despedir da monarca de maneira segura.

O tempo de espera para isso, no entanto, pode ser longo. “Se você deseja comparecer pessoalmente ao velório, observe que haverá uma fila, que deve ser muito longa. Você precisará ficar em pé por muitas horas, possivelmente durante a noite, com muito pouca oportunidade de se sentar, pois a fila estará em movimento contínuo”, deixa claro a página do Departamento de Digital, Cultura, Mídia e Esporte do Reino Unido.

Fila para ver a rainha já tem quilômetros de extensão e livestream no YouTube / DCMS / Divulgação
Mapa oficial mostra a rota da fila para se despedir da rainha (Imagem: Divulgação / DCMS)

Exatamente por isso, um mapa completo da sua rota foi disponibilizado no site do governo. Nele, é possível ver todos os banheiros, bebedouros e estações de primeiros socorros instalados pela polícia ao longo do trajeto. Cada uma dessas paradas pode ser usada rapidamente pelo visitante, já que uma pulseira numerada é entregue a cada pessoa na fila, garantindo a sua posição.

O Twitter e o Facebook da instituição também estão sendo alimentados constantemente com informações sobre a fila. Durante a produção deste texto, inclusive, as redes sociais apontavam que o tempo estimado de espera já era de 9 horas.

Transmissão no YouTube mostra final da fila

Para facilitar a direção de quem pretende prestar sua última homenagem à rainha, o governo britânico decidiu também fazer uma transmissão ao vivo no YouTube que mostra o exato local do final da fila.

A livestream utiliza um sistema de geolocalização chamado what3words, que consegue mapear cada espaço de três metros quadrados do globo terrestre através de uma combinação de três palavras. Na prática, isso quer dizer que qualquer lugar do mundo possui um “endereço fixo de três termos”, que pode ser utilizado para localizá-lo.

No momento, a fila de despedida à monarca já ultrapassa 6,5 quilômetros de distância, mas o governo planejou instalações de banheiros e outras comodidades em cerca de 16 quilômetros. O velório aberto ao público se encerra na segunda-feira (19), quando ocorre o funeral da rainha Elizabeth II no Castelo de Windson.

Com informações: gov.uk, Mashable e Reuters

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados