Samsung Pay agora mostra cadastro para cartão de transporte, mas não se anime

Função começa a aparecer, mas não é possível cadastrar cartões de transporte; algumas cidades já aceitam cartões de crédito contactless em ônibus

Giovanni Santa Rosa
Por
Samsung Pay (Imagem: Divulgação/Samsung)

Carteiras digitais em smartphones já são uma realidade e facilitam muito na hora de pagar. No entanto, no Brasil, elas estão limitadas a cartões de crédito — até agora, ao menos. O Samsung Pay começou a exibir uma opção para adicionar cartões de transporte.

O recurso passou a aparecer esta semana nos smartphones da Samsung. Por enquanto, não é possível cadastrar cartões, mas a opção aparecer pode indicar alguma movimentação nesse sentido.

Cartões de transporte na Austrália, na Coreia do Sul, em Singapura e na Rússia já são compatíveis com o Samsung Pay, entre outros países.

Opção para cadastrar cartão de transporte aparece no Samsung Pay para usuários brasileiros
Opção para cadastrar cartão de transporte aparece no Samsung Pay para usuários brasileiros (Imagem: Ariel Liborio / Tecnoblog)

O Apple Pay também lista a opção — quando você vai adicionar um novo cartão na Carteira, ela pergunta se é de crédito ou de transporte. Mesmo assim, isso nunca teve utilidade no Brasil.

Já o Apple Pay aceita cartões de transporte em algumas cidades dos EUA, Canadá, China, Reino Unido, Japão e Austrália, para citar alguns exemplos.

O Google Pay também oferece a possibilidade de usar cartões de transporte nos EUA e em Singapura.

Capitais brasileiras aceitam cartões de crédito no transporte

Até o momento, nenhum cartão de transporte brasileiro funciona com as carteiras digitais de Apple, Google e Samsung. Mesmo assim, é possível usá-las para pagar bilhetes e passagens em algumas cidades onde os coletivos aceitam cartões de crédito e débito.

É como se você estivesse passando o celular em uma maquininha qualquer e pagando com o cartão de crédito cadastrado, só que no ônibus.

Em São Paulo, alguns ônibus aceitam o pagamento com cartão de crédito por aproximação — até o momento, o recurso não está presente em grande parte dos veículos. Neles, dá para usar uma das carteiras digitais de Samsung, Apple e Google para pagar a passagem.

No entanto, essa forma de pagamento não oferece integração. Com o Bilhete Único, dá para embarcar em até quatro ônibus, no período de três horas, pagando só uma tarifa, ou pegar ônibus e metrô/trem pagando um valor reduzido.

Em Curitiba, é possível pagar a passagem de ônibus com cartão de crédito ou débito contactless — Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google também são aceitos. É possível pegar outros ônibus nos terminas e nas estações-tubo sem pagar outra passagem.

O Rio de Janeiro tem uma solução diferente. O sistema Riocard Mais oferece um aplicativo próprio, que transforma celulares Android com NFC em cartões digitais. Basta recarregar o app Cartão Digital + Valida Mais e usá-lo em trens, vans, ônibus, metrô e BRT.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados