Hacker vaza 90 vídeos de GTA 6 e tenta extorquir Rockstar

Vazamento foi apresentado em um fórum sobre GTA; os vídeos roubados trazem muito conteúdo sobre diversas partes do game

Ricardo Syozi
Por
GTA: The Trilogy (Imagem: Divulgação/Rockstar)

No domingo (18), a comunidade gamer amanheceu em polvorosa. Diversas imagens e vídeos de Grand Theft Auto 6 foram vazadas por um hacker, que também divulgou possuir o código-fonte de GTA V e do futuro título da Rockstar Games. O objetivo é claro: extorquir a empresa. No geral, o conteúdo divulgado apresenta os desenvolvedores realizando testes em várias partes do jogo, além de diálogos entre os personagens.

Atualização

Após a publicação desta notícia, a Rockstar Games liberou uma nota na qual confirmou o ataque e, consequentemente, o vazamento dos conteúdos.

O hacker chamado “teapotuberhacker” afirmou na comunidade online GTAForums que havia invadido os servidores da Rockstar Games e roubado diversos assets do aguardado jogo.

É claro que, inicialmente, os membros do fórum não acreditaram nas palavras do usuário. Contudo, ele disse que esteve por trás da recente invasão à Uber. Por fim, para mostrar a veracidade de suas afirmações, o criminoso vazou boa parte do conteúdo no fórum e, em seguida, garantiu que está em posse até mesmo de uma testing build de GTA 6.

A intenção é a de extorquir a empresa para prevenir mais dados de serem vazados como, por exemplo, o código-fonte de Grand Theft Auto V e VI. No entanto, o hacker informou que está aceitando propostas acima de cinco dígitos, ou seja, a partir de US$ 10 mil.

Vazamento GTA 6
Arquivo com os vídeos de GTA 6 (Imagem: Reprodução / Bleeping Computer)

Vídeos chegaram na rede rapidamente

Não demorou nada para os vídeos e imagens vazadas aparecerem nas redes sociais. O YouTube e o Twitter foram os primeiros, com o Telegram recebendo o conteúdo em seguida junto de partes do código-fonte dos jogos.

A Rockstar Games acabou confirmando a veracidade quando pediu um DMCA (Digital Millennium Copyright Act), que criminaliza a distribuição e reprodução de material autoral. Dessa forma, canais foram obrigados a remover instantaneamente seus uploads que mostram screenshots ou sequer segundos das gravações originais de GTA 6.

Nos vídeos, é possível conferir um pouco da jogabilidade da nova protagonista e de outros personagens jogáveis. Há uma parte na qual um restaurante é assaltado e outra que mostra um diálogo entre NPCs. Vale apontar o retorno à Vice City, uma das locações favoritas dos fãs da franquia.

É claro que estamos falando de algo ainda em desenvolvimento, o que é facilmente visível nos vídeos.

Rockstar Games confirmou o ataque

A desenvolvedora e publicadora soltou uma nota em seu perfil do Twitter comentando sobre a invasão. Segundo a empresa, o vazamento representa um trabalho em estado inicial de desenvolvimento do próximo título da série Grand Theft Auto. Porém, nenhum dos servidores dos jogos de live-service e nem projetos futuros foram afetados.

Por último, a Rockstar mostrou desapontamento com o ocorrido, mas garantiu que o trabalho e o planejamento vão permanecer os mesmos. Ela finalizou informando que vai apresentar novidades no momento certo.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados