Modelo do PS5 com drive externo de disco deve substituir as versões atuais

Acessório poderia ser vendido separadamente para facilitar trocas e consertos, além de oferecer conveniência aos jogadores

Ricardo Syozi
Por

Pode ser que um novo modelo do PS5 esteja sendo planejado pela Sony para ser lançado no segundo semestre de 2023. Rumores sugerem que o console poderia trazer um leitor de discos externo e seria conectado no sistema via USB-C. É provável que a empresa japonesa queira vender o acessório separadamente no futuro, permitindo que donos da versão digital do PlayStation 5 possam usar seus jogos físicos.

Os dois modelos atuais do PS5 (Imagem: Divulgação/Sony)
Os dois modelos atuais do PS5 (Imagem: Divulgação/Sony)

As informações vieram do jornalista Tom Henderson do Insider Gaming. Ele já é famoso por acertar diversos rumores, com o mais recente sendo sobre o lançamento do remake de The Last of Us para o segundo semestre desse ano. Algo que realmente ocorreu.

Segundo Henderson, fontes afirmaram que a Sony pretende colocar nas lojas um terceiro modelo do PS5. A variante receberia a nomenclatura de chassi D, substituindo as versões A, B e C que já estão no mercado.

Contudo, teria no pacote um leitor externo de mídia física. Por isso, o acessório poderia ser usado com qualquer edição do videogame.

Ademais, a marca não deve adicionar nenhuma outra alteração importante. O consumidor poderia comprar o novo sistema sozinho ou em um bundle com o leitor externo, que seria acoplado atrás do PlayStation 5, não alterando sua estética.

Revisão recente deixou o PS5 mais leve

Esse novo modelo do console da Sony seria mais uma revisão feita pela marca recentemente. No início de setembro, por exemplo, a empresa colocou nas lojas uma edição denominada como CFI-1200. A terceira desde o lançamento.

Mesmo não adicionando nenhum recurso inédito, a versão deixou o PlayStation 5 mais leve. Isso ocorreu porque a placa-mãe foi diminuída em duas polegadas, já o sistema de refrigeração recebeu um heat pipe e um dissipador menor.

Sendo assim, o peso geral do CFI-1200 é 500 gramas mais leve do que o original lançado em novembro de 2020.

Em minha opinião, qualquer revisão de aparelhos é sempre bem-vinda quando visa melhorias gerais, desde o desempenho à adição de qualidades de vida. Oferecer um videogame mais leve e, talvez, até mesmo com um leitor de discos externos são mudanças interessantes para o PS5.