Você não precisa mais da internet para jogar seus discos no Xbox Series X

Atualização saiu para ambas versões do console, porém, apenas o Xbox Series X pode usufruir dos jogos em disco; leitor externo não funciona no Series S

Ricardo Syozi
Por
Xbox Series X

A Microsoft liberou a atualização 2206 para o Xbox Series X|S em junho de 2022. Além de melhorias comuns de desempenho, o update trouxe uma novidade silenciosa para o console mais poderoso da empresa. Agora, não há mais a necessidade de estar conectado à internet para jogar discos de Xbox One ou do próprio Series. Sendo assim, se a sua conexão cair, você ainda poderá se divertir com os games físicos que tem na coleção.

Mesmo oferecendo um sistema poderoso e um serviço de assinatura bastante elogiado, a Microsoft sempre recebeu críticas sobre suas políticas de DRM. O “Digital Rights Management” serve como uma forma de proteção de criações digitais, que pode exigir um constante acesso online para verificar a veracidade de um produto.

Como resultado, sempre que um usuário quisesse jogar um título em disco no Xbox Series X, era necessário estar conectado à internet para acessar o DRM e começar a jogatina. Em outras palavras, sem internet, sem jogatina.

A boa notícia é que após a atualização 2206, a empresa americana removeu essa necessidade de boa parte dos games. Desse modo, os jogadores já podem curtir suas cópias físicas sem precisar estar com a internet em dia.

Entretanto, jogos de Xbox clássico ou Xbox 360 ainda precisam da rede, pois os dados não são usados diretamente dos discos. Assim como os títulos chamados “stubs”, como Forza Horizon 5 e Halo Infinite, que não trazem todo o conteúdo em suas versões físicas.

É claro que o Xbox Series S não é afetado por isso, já que o console não lê discos. Usar um leitor de Blu-ray externo também não funciona, porque o sistema não o reconhece.

Xbox Series X cresceu em buscas na OLX

Os jogadores continuam querendo entrar na geração atual de videogames. Em agosto de 2022, a plataforma de vendas OLX teve um crescimento nas buscas tanto do Xbox Series X quanto do PlayStation 5.

Só para ilustrar, o sistema da Microsoft viu um aumento de 38% enquanto o da Sony subiu 22%. Os preços são os grandes atrativos para o consumidor, pois ele pode economizar cerca de 26% ao comprar aparelhos de segunda mão.

Surpreendentemente, o Xbox One ainda é o mais vendido na OLX, logo a frente do Xbox 360 e do PlayStation 4. Isso se deve, provavelmente, ao usuário querer se desfazer de seu modelo anterior para adquirir um console recente.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados