Em mais um ataque hacker nos games, agora a 2K tem seu suporte invadido

Esse é o mais recente de uma série de ataques às grandes empresas de tecnologia; polícia tenta rastrear grupo suspeito de ser responsável pelos incidentes

Yan Avelino
Por
Guia de troféus e conquistas de Borderlands 3 / Divulgação / Gearbox
Borderlands 3 (Imagem: Divulgação/Gearbox)

Nesta terça-feira (20), a editora de games 2K confirmou que foi a mais recente vítima de uma série de ataques que tem atingido as gigantes de tecnologia desde a semana passada. De acordo com a Take-Two, proprietária da editora, a investida afetou todo o setor de suporte ao cliente da companhia e, até agora, o serviço está fora do ar.

As primeiras informações foram noticiadas pelo Bleeping Computer. Segundo o site, usuários estariam recebendo emails informando que haviam aberto chamados de suporte.

As mensagens maliciosas, na verdade, continham um arquivo executável do RedLine, malware que rouba credenciais salvas em navegadores. Algumas pessoas até compartilharam as mensagens no Reddit.

Depois da enxurrada de reclamações dos clientes, a empresa finalmente decidiu vir à público. Em seu perfil no Twitter, a editora de jogos se desculpou e confirmou o incidente, alegando que um intruso havia conseguido as credenciais do seu o sistema de suporte.

“Olá pessoal, por favor, leiam uma mensagem importante da nossa equipe de Suporte ao Cliente. Obrigado.”

Ainda no comunicado, a companhia disse ter alertado seus usuários de imediato quanto à ação. A 2K os aconselhou a serem cautelosos ao abrir emails desconhecidos relacionados ao suporte.

Os clientes foram lembrados de que a 2K nunca solicitaria a senha ou qualquer outra informação sensível e que os informaria quando o site e emails da companhia estivessem livres de ameaças.

Se os usuários já tiverem clicado nos links suspeitos, a editora os aconselha a alterar toda as senhas salvas em seus navegadores e instalar algum antivírus. Além disso, é importante ativar a autenticação em dois fatores, quando disponível.

Ataques aterrorizam empresas de tecnologia

Esse é o mais recente incidente de uma série de ataques a grandes empresas de tecnologia, incluindo: estúdios de videogame, aplicativos e empresas de tecnologia financeira.

Ao que parece, depois de o GTA 6 ter sido vazado no último fim de semana, o FBI e o Departamento de Justiça dos EUA estão investigando os hackers suspeitos ​pelo ataque em parceria com a Uber, que também foi vítima.

Agora, ambas as empresas trabalham em parceria com a polícia para rastrear o grupo Lapsus$, suspeito de ser responsável pelo vazamento do GTA 6 e pelo ataque à Uber, embora não haja nenhuma comprovação de envolvimento.

Com informações: Bleeping Computer e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Yan Avelino

Yan Avelino

Ex-autor

Yan Avelino é natural de Recife (PE) e estuda Jornalismo na UNINASSAU. Foi repórter do Portal Tracklist em 2020 e do MacMagazine, onde cobriu a WWDC em 2021. Também passou pela TV Guararapes, emissora afiliada à RecordTV em Pernambuco, atuando como produtor de reportagem da versão local do Cidade Alerta. No Tecnoblog, foi autor em 2022.

Canal Exclusivo

Relacionados