Você não precisa ter todo mundo no WhatsApp para fazer uma chamada de vídeo

Novo recurso da plataforma gera link para chamada de áudio ou vídeo, possibilitando que mesmo quem não está na sua lista de contatos possa entrar na conversa

Paula Alves
Por
• Atualizado há 7 meses
Você não precisa ter todo mundo no WhatsApp para fazer uma chamada de vídeo (Imagem: Divulgação / WhatsApp)
Conversas em grupo do WhatsApp agora podem ser acessadas por um link (Imagem: Divulgação / WhatsApp)

Precisa fazer uma reunião, um anúncio para a família ou simplesmente reunir alguns colegas para conversar pelo WhatsApp? Agora ficou ainda mais rápido e prático chamar toda essa galera para uma chamada de áudio ou vídeo. A nova ferramenta do aplicativo cria um link para a conversa, permitindo que qualquer um com acesso a ele possa participar do bate-papo.

Anunciado nesta segunda-feira (26) por Mark Zuckerberg, o recurso será disponibilizado ao longo da semana para os usuários da plataforma, facilitando a vida tanto de quem vai criar quanto de quem apenas vai participar da conversa.

Dessa maneira, para criar um bate-papo, você não precisa adicionar todos os usuários na sua lista de contatos, selecionando-os um por um ou fazendo uma chamada com um grupo específico, como acontecia até então.

Para confirmar se a opção já está liberada em seu aplicativo, vá até a aba “Chamadas” e confira se, no topo da lista, a opção “Links de Chamada” já está visível. Em caso afirmativo, clique na ferramenta para criar o link desejado, que pode ser enviado para qualquer pessoa através do próprio WhatsApp ou postado em um local em que as pessoas convidadas tenham acesso.

Como funciona a BeReal, rede que estimula a publicação de fotos sem filtros / Foto de Tim Samuel / Pexels
Menina com um celular na mão (Imagem: Pexels / Foto de Tim Samuel)

Vale lembrar que, ainda que seja uma novidade no WhatsApp, a criação de chamadas de vídeos por links já é comum entre a maioria das ferramentas de videochamadas. A mecânica é usada entre as plataformas mais famosas do meio, como o Google Meet e o Zoom, além do próprio FaceTime, da Apple.

Além disso, apesar do anúncio para sua versão mobile, até o momento não foi divulgado se o recurso também estará disponível para o WhatsApp Desktop, aplicativo da empresa para Windows e Mac em que também são permitidas chamadas de áudio e vídeo entre contatos.

Videochamadas seguras e com até 32 participantes

Além da ferramenta, outra importante informação foi anunciada por Zuckerberg: o WhatsApp expandiu o número de integrantes das conversas em grupo e começou a testar chamadas de vídeo criptografadas e seguras para até 32 pessoas.

A ampliação do número de participantes já havia chegado para as chamadas de voz em abril, durante uma atualização do aplicativo. Na época, as conversas em vídeo ou voz podiam conter no máximo até oito participantes, sendo que todos precisavam fazer parte da lista de contato de quem havia criado o bate-papo.

Ainda que uma data oficial sobre a atualização não tenha sido divulgada, o WhatsApp garantiu que mais informações sobre a novidade serão compartilhadas em breve.

Com informações: Meta

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados