Astro, o robô da Amazon, ganha recursos para proteger a casa e cuidar dos pets

Lançado ano passado e disponível apenas para convidados, o robô Astro agora confere se portas e janelas estão fechadas e manda vídeos de cães e gatos

Giovanni Santa Rosa
Por
Astro, o robô da Amazon, agora interage com cães e gatos

A Amazon aproveitou seu evento de hardware desta quarta-feira (28) para mostrar algumas ideias novas para o Astro, seu robô lançado em 2021. O hardware não receberá nenhuma novidade, mas o aparelho vai ganhar algumas utilidades via software, como detecção de pets e recursos de segurança.

O Astro é um dispositivo que se locomove pela sua casa em duas rodas, e conta com uma câmera e uma tela. A tela, obviamente, mostra informações que podem ser úteis. Já a câmera serve para capturar qualquer coisa que o aparelho achar incomum, e que vale sua atenção.

A Amazon diz que clientes que compraram o Astro têm usado o robô para acompanhar familiares idosos, com o programa Alexa Together, que oferece serviços como detecção de quedas e chamadas de emergência.

Outros consumidores conectaram o Astro com o Ring Protect Pro para garantir a segurança da sua casa ou da sua loja. E tem quem gostou de se divertir com o robô.

Por enquanto, o Astro faz parte do projeto Day 1 Editions da Amazon, que reúne dispositivos ainda em fase de testes. Por isso, ele só está disponível para convidados e apenas nos EUA.

Detecção de pets

A empresa oferece agora mais recursos para interagir com gatos e cães, e novas funções para proteger o lar e os negócios.

Começando pelos bichinhos. O Astro agora consegue detectar cães e gatos enquanto esta rodando pela casa.

Ao encontrar seu pet, ele grava um pequeno vídeo e manda uma notificação no seu celular.

Aí, dá para começar uma chamada de vídeo, seja para ver se está tudo bem com o animal, seja só para matar a saudade enquanto você não volta para casa.

Verificação de portas e janelas

Outra utilidade que o Astro vai ganhar é poder conferir se as portas e janelas estão fechadas. O robô aprende qual porta é a da frente, dos fundos, do banheiro, qual janela é da cozinha, da sala, e assim por diante.

O Astro não só vai alertar se suas portas estão fechadas. Ele também pode aprender que portas devem ficar abertas. A Amazon dá um bom exemplo: se a caixa de areia do seu gato fica no banheiro, essa porta não pode ficar fechada. Se o Astro perceber que alguém fechou, ele manda um alerta.

Mais recursos de segurança

A Amazon também melhorou a integração entre o Astro e o ecossistema Ring, voltado para a segurança. O robô agora pode funcionar como um vigia para pequenos e médios negócios.

A empresa dá o seguinte exemplo: se a loja ou o escritório está sozinho e alguém desativa o alarme da porta da frente, o robô vai até o local para ver o que está acontecendo.

E o cliente não precisa se preocupar em conferir: com o serviço Virtual Security Guard, uma equipe especializada confere as imagens e toma as medidas adequadas, como chamar a polícia.

Com informações: Amazon.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados