Instagram permite que usuários fixem recado por 24 horas para seguidores

Novo recurso da plataforma já está disponível em algumas contas e possibilita o compartilhamento de mensagens de até 60 caracteres

Paula Alves
Por
Logotipo do Instagram

Quem tem o costume de usar os Stories do Instagram para escrever pequenas mensagens de texto, agora terá uma ferramenta específica na rede social para isso. Testado por um número limitado de pessoas desde junho, o recurso parece agora estar chegando para mais contas, e possibilita que o usuário escreva uma nota, visível por 24 horas para os seguidores selecionados, que podem respondê-la se desejarem.

Chamado de “Notes”, o recurso está localizado na aba de conversas do Instagram e aparece entre as mensagens privadas e a barra de pesquisa. Ao abri-lo e tocar na opção “Escreva uma nota”, o usuário é redirecionado para uma nova tela, em que pode escrever um texto de até 60 caracteres, incluindo espaços e emojis, sobre o assunto que desejar.

Logo depois, ele pode escolher com quem quer compartilhar aquela nota, opção que até o momento se restringe aos seguidores que o usuário segue de volta ou aos perfis que estão na sua lista de “Amigos Próximos”.

Vale destacar que ao fazer esse compartilhamento, os usuários não são notificados sobre a mensagem enviada. A nota aparecerá para eles na seção “Notes”, onde também podem responder ao texto em questão ou até mesmo fazerem a sua própria postagem.

Usuários do Instagram podem deixar mensagem por 24 horas para seus seguidores / Reprodução / XDA
Detalhes da ferramenta Notes do Instagram (Imagem: Reprodução / XDA)

Assim como nos Stories, a nota publicada fica disponível apenas 24 horas na plataforma, desaparecendo automaticamente logo em seguida. Além disso, por enquanto, o Instagram só permite que uma mensagem seja postada por vez, sendo necessário substituir o conteúdo publicado, caso o usuário queira postar outra mensagem em menos de 24 horas.

Plataforma busca conectar usuários

O Instagram parece estar olhando com mais atenção para o relacionamento entre seus usuários. Em busca de conectar as pessoas da sua rede social, fazendo com que elas permaneçam por mais tempo no aplicativo, o serviço vem apostando em recursos diversos, que vão além do compartilhamento de fotos e vídeos.

Além das notas, que funcionam quase como um “mural”, em que os usuários podem compartilhar pensamentos e recados com os seguidores, indícios mostram que a plataforma também deve permitir a criação de salas de bate-papo públicas no aplicativo.

Descoberta por um usuário da rede social, a novidade servirá para agrupar pessoas com interesses em comum, possibilitando que elas interajam em grupos moderados por seus próprios administradores e que estejam de acordo com as diretrizes do Instagram.

Com informações: XDA

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados