Novo recurso do Google promete ajudar você a ter o almoço ou o jantar perfeitos

Nova busca promete acabar com procura incansável por restaurantes e oferecer resultados mais precisos; empresa planeja lançar a função "nos próximos meses"

Yan Avelino
Por
Logotipo do Google

Nesta quarta-feira (28), o Google anunciou um novo recurso que promete tornar mais fácil a busca por pratos específicos e ver onde eles estão disponíveis por perto. A função ainda não tem uma data exata para ser lançada, mas a empresa prometeu disponibilizá-la nos próximos meses. Inicialmente, ela suportará apenas o inglês e será restrita aos Estados Unidos.

O novo recurso do Google promete acabar com essa busca incansável por restaurantes e retornar com resultados mais precisos. De forma prática, a companhia cruzará dados de fontes — como avaliações, fotos e vídeos enviados por usuários — e detalhes fornecidos pelos estabelecimento, como informações do cardápio e de sites.

A “mágica” acontecerá com a ajuda de uma inteligência artificial que classificará as informações com base na pesquisa e na localização do usuário. A IA também será capaz de correlacionar as imagens dos pratos com itens do menu.

Atualmente, ao buscar por algo para comer, os resultados podem não ser muito empolgantes. Isso porque o mecanismo de busca exibe uma lista de restaurantes por perto que considera relevantes à consulta.

Mesmo ao pesquisar por um prato em específico, alguns estabelecimento podem não oferecê-lo e isso não é levado em consideração. Para achar algo, o usuário precisa checar o menu de um por um até encontrar o que quer. São nesses detalhes que o Google planeja ser mais eficiente.

Usuários poderão obter mais detalhes sobre os pratos que desejarem direto da busca.
Usuários poderão obter mais detalhes sobre os pratos que desejarem direto da busca. (Imagem: Divulgação/Google)

No recurso recém-anunciado, também será possível clicar nas fotos para conferir detalhes sobre o preço, os ingredientes e obter mais informarções sobre o restaurante. Além disso, ele também permitirá que os usuários pesquisem versões de pratos veganos, vegetarianos ou apimentados.

O Google disse que planeja lançar a função em seu app de buscas e no site para dispositivos móveis “nos próximos meses”, mas inicialmente apenas em inglês e nos Estados Unidos.

Google também deixará busca mais atraente

No mesmo evento, a empresa anunciou que tornará a busca menos dependente de palavras-chave e mais baseada em imagens e perguntas.

De acordo com executivos da companhia, a busca na internet não pode mais depender que o usuário digite os termos corretos. Por isso, o Google apresentou o Multisearch, recurso que mistura imagens e palavras em uma mesma busca. A função deve chegar ao Brasil, em português, nos próximos meses.

Ainda assim, há novidades para quem pesquisa por texto. Nos próximos meses, a gigante de Mountain View lançará um novo layout nos resultados de algumas buscas. A parte interessante do recurso é a sugestão de perguntas que podem ser relevantes para o termo procurado.

Com informações: Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Yan Avelino

Yan Avelino

Ex-autor

Yan Avelino é natural de Recife (PE) e estuda Jornalismo na UNINASSAU. Foi repórter do Portal Tracklist em 2020 e do MacMagazine, onde cobriu a WWDC em 2021. Também passou pela TV Guararapes, emissora afiliada à RecordTV em Pernambuco, atuando como produtor de reportagem da versão local do Cidade Alerta. No Tecnoblog, foi autor em 2022.

Relacionados