Jogos exclusivos do PlayStation deverão levar um ano para chegar aos PCs

Com exceção dos games como serviço, títulos dos consoles da Sony deverão chegar aos computadores mais rapidamente para manter as investidas na plataforma

Ricardo Syozi
Por

Se você ainda não se acostumou com jogos como Uncharted e The Last of Us recebendo portes para os PCs, então é bom se preparar. Hermen Hulst, chefe do PlayStation Studios, acredita que futuros games deverão manter a exclusividade na plataforma por um ano antes de chegar aos computadores. Ou seja, ele praticamente confirmou que a Sony continuará lançando suas franquias no desktop.

Imagem Uncharted Lost Legacy
Uncharted Lost Legacy (Imagem: Divulgação/ Playstation)

Em uma entrevista para o canal de YouTube francês Julien Chieze, o atual líder dos estúdios da marca PlayStation, afirmou o seguinte:

Acho que, daqui para frente, veremos pelo menos um ano entre os lançamentos no PlayStation e na plataforma PC, possivelmente com exceção dos jogos de live service. Eles são um pouco diferentes na natureza, porque você quer ter uma comunidade forte e um forte engajamento imediatamente, logo no lançamento.

A partir disso, é possível deduzir que a diferença de lançamento da obra original nos consoles e a chegada aos computadores não será mais tão grande. Por exemplo, Horizon Zero Dawn foi lançado em 2017 para o PlayStation 4, enquanto sua versão na Steam deu as caras em 2020. Diminuir esse tempo é interessante, pois mantém a empolgação no game por parte dos jogadores.

Outro destaque da entrevista foi o foco nos jogos chamados de “live service” (ou games as a service). Faz todo sentido querer lançá-los em ambas plataformas de cara, pois aumenta as chances de adesão por parte dos players, algo importantíssimo nesse tipo de produto.

Sony não vai parar de investir nos PCs

Dando continuidade à intenção de expandir suas propriedades intelectuais, a empresa japonesa já havia demonstrado interesse em trazer mais de seus títulos para os PCs. Até agora, jogos como God of War, Marvel’s Spider-Man, Uncharted, entre outros já estão disponíveis na Steam.

É claro que muitos fãs acabam se incomodando com esse direcionamento por parte da companhia japonesa. A ideia de manter a exclusividade em um console traz uma sensação de privilégio, que ajuda a inflamar mais a chamada “guerra de consoles”.

Por esse motivo, quando algum game deixa esse círculo restrito, reclamações são comuns.

De qualquer forma, o próximo título da marca PlayStation a chegar aos PCs deverá ser o remake de The Last of Us, lançado para o PS5 em 2022. A afirmação veio da própria Sony em junho de 2022.

Com informações: Destructoid.

Relacionados

Relacionados