iPhone 15 com USB-C já tem data de lançamento prevista por uma Apple Store

Celulares vão adotar o conector após a aprovação da nova lei da União Europeia; Apple deve levar a porta USB-C ao iPhone 15 no ano que vem

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 8 meses
Alto-falante e porta Lightning do iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Apple já se prepara para lançar iPhone com porta USB-C no lugar do conector Lightning (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Apple vai deixar o conector Lightning de lado em breve. Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, a marca já está se preparando para lançar o iPhone 15 com USB-C, dando sequência à lei aprovada na União Europeia para padronizar os conectores de celulares. O smartphone também já tem uma possível data de lançamento prevista.

O rumor deu as caras na newsletter dominical logo após o sinal verde da legislação. Caso não esteja a par, a Comissão Europeia aceitou a nova proposta de lei que torna a porta USB-C como padrão em celulares. Assim, a partir do fim de 2024, todos os dispositivos à venda nos países do bloco deverão seguir a determinação.

Para boa parte das fabricantes de celulares Android, nada muda. Afinal, a Samsung, Motorola, Xiaomi e afins já utilizam o conector há muitos anos. O problema gira em torno da Apple que, desde o lançamento do iPhone 5, em 2013, adotou o Lightning no lugar do conector de 30 pinos como padrão em seus produtos.

Mas, claro, isto está prestes a mudar. Afinal, a Apple não vai deixar de vender iPhones na Europa por isso.

Cabo Lightning para iPhone está com os dias contados (Imagem: Salman Majeed / Unsplash)
Cabo Lightning para iPhone está com os dias contados (Imagem: Salman Majeed / Unsplash)

Porta USB-C pode dar as caras no iPhone 15

Enfim, os nossos sonhos vão virar realidade. O jornalista da Bloomberg aponta que o iPhone 15, que será lançado no ano que vem, deve trazer o conector USB-C. Ou seja, antes mesmo do prazo da União Europeia, pois, conforme observado pelo The Verge, tecnicamente, a Apple pode adotar o padrão até 2025, com a estreia do iPhone 17.

A porta USB-C, no entanto, não vai perdurar por muito tempo. Gurman ressaltou que a Apple pretende fazer a transição integral para o carregamento por indução no iPhone e no iPad nos próximos anos, deixando-os mais próximos do Apple Watch. E é aqui que a empresa escapa da lei europeia, pois os dispositivos que não carregam por fio estão isentos da exigência.

E não seria nenhum espanto. Até porque, em 2018, a Apple pensou em lançar o iPhone X sem porta Lightning e botões. Felizmente, a ideia não foi adiante, pois o celular não tinha nem MagSafe

O iPad de entrada também deve receber a porta USB-C no lugar do Lightning. Mas o padrão tende a ser adotado no tablet ainda em 2022.

Sucessor do iPhone 14, iPhone 15 vai ser lançado no ano que vem (Imagem: Reprodução / Apple)
Sucessor do iPhone 14, iPhone 15 vai ser lançado no ano que vem (Imagem: Reprodução / Apple)

Sucessor do iPhone 14 deve chegar no fim de 2023

Mas este não é a única expectativa relacionada ao iPhone 15. Neste domingo (9), o MacRumors relatou que a Apple já está se preparando com muita antecedência para o lançamento do sucessor do iPhone 14. E a informação parte de comunicados internos aos funcionários de uma loja da companhia no Reino Unido.

Antes, é preciso contextualizar. Os lançamentos da Apple rendem uma movimentação fora da rotina às Apple Stores. Não à toa, a companhia limita as férias de funcionários quando há algum lançamento de produtos. Esses avisos também são disparados aos colaboradores com pouco tempo de antecedência.

A Apple, no entanto, fez uma movimentação diferente na loja Milton Keynes. De acordo com o site, os funcionários não poderão tirar férias entre 15 de setembro de 2023 e 7 de outubro de 2023. Depois, haverá mais um período de restrição de 2 de dezembro de 2023 até o começo de janeiro de 2024.

Isto sugere que a Apple pretende lançar seus novos celulares nas datas citadas anteriormente. Todavia, será preciso aguardar uma comunicação oficial para confirmar as datas.

Com informações: MacRumorsPower On (Bloomberg) e The Verge

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados