Parece que a Roku está se preparando para disputar mercado de casa inteligente

Produtos ainda não anunciados da empresa começaram a aparecer em algumas lojas de varejo; documentos apontam que companhia poderá lançá-los a qualquer momento

Yan Avelino
Por
Roku Express
Dispositivos podem ser fruto de parceria com a Wyze (Imagem: Divulgação/Roku)

Nesta segunda-feira (10), alguns produtos da Roku voltados para casas inteligentes foram flagrados em varejistas americanas. O mais curioso disso é que, até o momento, a empresa não anunciou nenhum produto desse setor. Isso, portanto, fez muitos deduzirem que a companhia poderá, a qualquer momento, entrar no páreo para disputar espaço ao lado de gigantes como a Amazon e o Google.

O “vazamento” — se é que podemos chamar assim — foi notado pelo site Zatz Not Funny! com base em uma publicação no Reddit.

Na discussão, um usuário americano compartilhou publicamente a foto de uma caixa que contém uma fita LED inteligente da Roku (ainda não anunciada). Ainda de acordo com ele, câmeras de segurança e lâmpadas inteligentes da companhia também estavam à mostra na varejista.

Além dessa antecipação, registros de importação em nome da Roku também surgiram na internet, corroborando a interpretação de que a empresa está preparando terreno para um lançamento iminente.

Nesses documentos, que são públicos, os mesmos produtos vistos na loja física deverão ir da China para os Estados Unidos muito em breve — embora não haja uma data exata para a chegada.

Além das lâmpadas, das câmeras e da faixa LED inteligentes, os registros mostram que uma tomada inteligente da Roku também poderá “dar as caras” muito em breve.

Em vez de começar do zero, contudo, a Roku parece ter se aliado à Wyze, especialista em produtos inteligentes de baixo custo, que deve ser a responsável pela fabricação de alguns dos dispositivos.

O Zatz Not Funny! apurou também que todos os dispositivos inteligentes poderão ser controlados em um novo app para smartphones e um canal específico no Roku OS, o chamado Smart Home.

Por ora, não há informações concretas sobre preços nem datas de lançamento dos produtos. Como eles já estão no varejo americano é bem provável que, por lá, seu anúncio não esteja muito distante.

Dado que as informações ainda são muito escassas, ainda não sabemos se a empresa sequer cogita lançá-los no Brasil.

Dispositivos poderão ter suporte ao padrão Matter

Essa entrada da Roku no mercado de dispositivos inteligentes não parece ser à toa. Na semana passada, a versão 1.0 do protocolo Matter finalmente foi oficializada com a promessa tornar os produtos compatíveis entre si independentemente de suas marcas.

O padrão é desenvolvido e testado desde 2019 por um grupo com mais de 200 companhias, como Apple, Google e Samsung, e foi fundado pela Connectivity Standards Alliance (CSA), antiga Zigbee Alliance.

Na prática, o Matter une diversas tecnologias para servir como um “tradutor universal” de produtos domésticos inteligentes. Dessa forma, os gadgets poderão ser controlados por mais de um ecossistema ou assistente de voz.

Por se tratar de um “lançamento inicial”, como a própria CSA informou, a primeira versão do padrão não suportará todos os tipos de aparelhos, sendo restrita inicialmente a TVs, interruptores, luminárias, sensores e outros dispositivos inteligentes.

Mesmo assim, empresas que tiverem dispositivos compatíveis com o protocolo já podem lançá-lo — e esse parece ser o caso da Roku, afinal espera-se que os produtos cheguem com suporte ao Matter.

Com informações: Zatz Not Funny! e The Verge

Receba mais sobre Roku na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Yan Avelino

Yan Avelino

Ex-autor

Yan Avelino é natural de Recife (PE) e estuda Jornalismo na UNINASSAU. Foi repórter do Portal Tracklist em 2020 e do MacMagazine, onde cobriu a WWDC em 2021. Também passou pela TV Guararapes, emissora afiliada à RecordTV em Pernambuco, atuando como produtor de reportagem da versão local do Cidade Alerta. No Tecnoblog, foi autor em 2022.

Canal Exclusivo

Relacionados