Problema no Windows Hello faz Microsoft bloquear atualização 22H2

Usuários podem encontrar atribulações ao instalar o update em PCs que utilizam o acesso instantâneo; esse não é o primeiro contratempo com essa versão

Ricardo Syozi
Por

A mais recente atualização 22H2 do Windows 11 está trazendo dor de cabeça para a Microsoft. Com ela, usuários estão tendo problemas ao tentar fazer login usando o Windows Hello. Portanto, a empresa de Redmond começou a bloquear a opção do update para alguns sistemas, impedindo o acesso e, consequentemente, o download.

Windows 11
Windows 11 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

A adversidade surge após a atualização em dispositivos que usam o Windows Hello Enhanced Sign-in Security. Tanto o acesso via PIN quanto o facial e o biométrico são afetados por isso, trazendo dificuldades na hora de tentar logar na conta do computador.

Segundo a Microsoft:

Esse problema pode ser encontrado em máquinas que já têm o Windows Hello ao atualizar, mas não devem acontecer naquelas que permitem o Windows Hello após o update ou instalar o Windows 11, versão 22H2.

Como uma solução temporária, a companhia liberou a ferramenta “safeguard ID 40667045”, que previne o oferecimento da versão em sistemas suscetíveis à essa falha.

Nesse sentido, os usuários são desencorajados a fazer a instalação manualmente através da Media Creation Tool ou do botão “Atualize agora” até que o erro seja consertado. A empresa acredita que tudo será solucionado até a metade do mês de outubro de 2022.

22H2 também trouxe problemas em PCs Intel

A dificuldade de login com o Windows Hello não é o único contratempo ligado à versão 22H2 do sistema operacional da Microsoft. Recentemente, usuários relataram que computadores da Intel estão sofrendo a tela azul da morte após instalarem a atualização.

Essa situação é bastante grave, pois trava o PC a ponto de inutilizá-lo completamente. Ela ocorre devido a uma incompatibilidade dos drivers de áudio da Intel, o Smart Sound Technology (SST), e o sistema operacional. A boa notícia é que não são todos os dispositivos que sofrem com isso, apenas os equipados com os processadores Intel Core de 11ª geração e que rodem as versões 10.29.0.5152 ou 10.30.0.5152 do driver.

Como a companhia de Redmond já reconheceu essa questão, ela bloqueou o update até corrigir totalmente a situação.

Por outro lado, se a pessoa se deparou com a tela azul da morte por causa da 22H2, a sugestão é a de tentar acessar o modo de segurança do Windows. Em seguida, arriscar uma nova instalação de uma versão anterior dos componentes.

Com informações: Bleeping Computer.

Relacionados

Relacionados