Netflix finalmente terá qualidade HD no plano mais barato de R$ 25,90

Serviço de streaming divulgou novidade nesta quinta-feira (13); Netflix segue a concorrência e busca recuperar espaço perdido

Felipe Freitas
Por
Melhor streaming de 2021 - Imagem de divulgação netflix

Diz o ditado “antes tarde do que nunca”: e finalmente a Netflix terá qualidade HD nos seu plano mais básico incluindo a recém lançada assinatura com anúncios. A novidade estará disponível para o mercado brasileiro, mas a empresa não revelou se o plano de R$ 25,90 já está transmitindo conteúdo em HD. 

Até este anúncio, divulgado no site oficial da empresa, a Netflix era um dos poucos serviço de streaming sem suporte para HD na sua assinatura mais barata. O concorrente com um plano desse tipo é a HBO Max, mas a diferença é que esta assinatura é válida para uma única tela em dispositivo mobile — seu plano mais básico para multitelas entrega qualidade HD.

Streaming que dorme a onda leva

Para quem já leu o livro “A Estratégia do Oceano Azul” (ou estudou administração), o domínio da Netflix no streaming é facilmente compreensível. Fazendo um breve resumo do livro, os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne explicam que os mercados se dividem em oceanos vermelhos e azuis. 

O primeiro são aqueles extremamente concorridos, vermelho pela “disputa entre as empresas”. Já os oceanos azuis são segmentos inexplorados, nos quais empresas podem “nadar sozinhas” — e por muito tempo a Netflix estava assim no streaming.

Nos últimos anos, diversas gigantes do entretenimento, como a já citada HBO, Paramount, Disney, e até mesmo a Amazon, uma “outsider”, entraram no streaming, mudando a cor do oceano da Netflix e quebrando o seu domínio — quase monopólio. 

Netflix perde assinantes e muda estratégia

Netflix
Netflix (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Neste ano, a empresa do “tudum” teve uma queda de quase 1 milhão de assinantes — algo “comemorado” já que a previsão era a perda de 2 milhões. Para recuperar o público, também descontente com o preço alto e produções a desejar, a Netflix teve que seguir a concorrência.

Agora, com a Netflix oferecendo qualidade HD nos seus planos básico e básico com anúncio, os serviços de streaming começam a se padronizar nas assinaturas multitelas — lembrando, a HBO Max possui o plano SD/480p para dispositivos móveis.

O outro ponto em que a Netflix copiou um rival foi justamente no plano com anúncio. A Disney também conta com essa opção de assinatura.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados