Nubank lança “Modo Rua” para te dar mais segurança ao sair de casa

Nova funcionalidade, de fácil configuração, permitirá que usuário limite transações quando estiver fora de casa

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 7 meses
Nubank no celular (imagem: Vitor Pádua/ Tecnoblog)
Nubank no celular (imagem: Vitor Pádua/ Tecnoblog)

O Nubank anunciou o lançamento da ferramenta “Modo Rua”, que permitirá ao cliente limitar os valores de suas transações quando estiver fora de casa. O objetivo desta funcionalidade é entregar mais segurança ao usuário, evitando que criminosos realizem transações bancárias pelo app. Os testes serão iniciados nos próximos dias com uma base de clientes da fintech.

A ativação do “Modo Rua” é feita na seção “Segurança” do aplicativo. Ao entrar na seção, o usuário selecionará uma rede Wi-Fi como segura (por exemplo, a internet da sua casa) e definirá um valor máximo de transação bancária — válido para os serviços PIX, transferências bancárias e boletos — para quando estiver desconectado dessa rede. 

“Modo Rua” promete segurança contra roubos

O “Modo Rua” é acionado automaticamente assim que o usuário perde conexão com a rede segura — e desligado quando o smartphone reconecta ao Wi-Fi de confiança. Com esta funcionalidade, o Nubank espera proteger seus clientes de roubos através do aplicativo, seja por invasões à conta ou pelo acesso indevido ao smartphone. Porém, como nada é perfeito, vítimas de sequestro relâmpago ainda ficam vulneráveis aos roubos.

Caso o valor-limite seja ultrapassado com “Modo Rua” ativado, será necessário realizar a autenticação por reconhecimento facial para alterar o limite, repetindo todos os passos de configuração da funcionalidade. 

No comunicado à imprensa, o Nubank não informa quando pretende ampliar o “Modo Rua” para os cartões, empréstimos e investimentos. Essas opções são visualizadas no vídeo publicado pela empresa como “disponível em breve”. É esperado que as compras realizadas por aproximação do celular (NFC) tenham suporte ao “Modo Rua” quando a função for liberada para o uso com cartões.

Outras medidas de segurança do Nubank

O “Modo Rua” é mais uma ferramenta de segurança da fintech para proteger os seus clientes contra golpes. Entre as medidas de segurança do Nubank estão:

  • Aviso de golpe, que envia uma notificação ao cliente sobre transações suspeitas;
  • Prova de vida na recuperação de senha e transações, exigindo biometria facial nessas situações;
  • Atendimento prioritário para clientes vítimas de golpes e roubos, acelerando o tempo de resolução destes casos.

Receba mais sobre Nubank na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados