Recurso para limpar arquivos no Android é idêntico à solução da Apple

Ferramenta batizada de “Arquivar” ainda não foi lançada, mas desenvolvedor conseguiu ativá-la na Play Store

Felipe Freitas
Por
Google Fotos na Play Store (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Anunciado pelo Google no início do ano, a ferramenta “Arquivar” ainda não foi lançada. Entretanto, um usuário publicou no Twitter um vídeo no qual ele conseguiu ativar a funcionalidade em seu smartphone. O “Arquivar” funciona de maneira idêntica ao “Desinstalar App” presente no iPhone — exclui o app mas mantém os dados do usuário.

A descoberta foi feita por @AssembleDebug, um usuário com apenas 17 seguidores no Twitter. Porém, o vídeo da ferramenta funciona exatamente como descreveu o desenvolvedor especialista em Android Mishaal Rahman — também diretor técnico da Esper, empresa de tecnologia para gerenciamento de apps no sistema operacional do Google. Rahman também comentou sobre o vídeo, destacando a fidelidade do conteúdo com a sua apuração.

“Arquivar” libera espaço no Android de maneira fácil

De acordo com o @AssembleDebug, somente o app Google News é compatível com a ferramenta “Arquivar”. Além de um vídeo mostrando a funcionalidade, o leaker mostrou prints do arquivamento e recuperação do app. O Google News ocupava 37 MB de armazenamento, passando para apenas 507 KB quando arquivado. 

A funcionalidade é acessível através da página “Gerenciar”, acessível através da Play Store. O usuário precisa abrir a loja de apps, clicar no ícone do perfil e em seguida selecionar “Gerenciar apps e dispositivos”

O “Arquivar” está disponível no botão “mais configurações” (três pontinhos verticais) — conforme mostrado no vídeo — que surge após clicar na caixa ao lado do nome do app. Após arquivado, o programa é levado para a lista “Arquivados”, presente na mesma página

https://twitter.com/AssembleDebug/status/1579774408167944193

Apesar de funcionar de maneira idêntica ao “Desinstalar App” presente no iPhone, o “Arquivar” parece ser mais ágil. No iOS é necessário acessar “Ajustes”, rolar até encontrar o “Geral”, acessar “Armazenamento do iPhone”, clicar no aplicativo que deseja desinstalar e então selecionar a opção após abrir a página do app. No vídeo, @AssembleDebug faz tudo sem precisar arrastar a tela. Claro, o Google News também era o primeiro da lista no vídeo.

O app arquivado também pode ficar na tela inicial com uma “marcação” de nuvem em seu ícone. Para realizar a reinstalação, o usuário pode clicar no aplicativo e ser redirecionado para a página do programa na Play Store.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados