Minas Gerais permite abrir empresa usando a assinatura digital Gov.br

Agora, 25 estados brasileiros mais o Distrito Federal oferecem assinaturas eletrônicas em suas juntas comerciais; veja como registrar a sua assinatura digital

Felipe Freitas
Por
Portal Gov.br (Imagem: Reprodução/Gov.br)
Portal Gov.br (Imagem: Reprodução/Gov.br)

Desde quinta-feira (13), moradores de Minas Gerais podem abrir uma empresa utilizando a assinatura eletrônica disponibilizada pela plataforma Gov.br. A novidade permitirá que os interessados abram seus negócios de maneira mais ágil, já que não será necessário o reconhecimento de firma ou uso de certificado digital. 

Agora que a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) integrou a assinatura digital ao seu sistema, com exceção do Rio de Janeiro, todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal possuem suporte para a tecnologia. Será possível abrir qualquer tipo de empresa utilizando a assinatura eletrônica, como uma microempresa, sociedade limitada unipessoal (SLU) ou empresa de pequeno porte.

Assinatura eletrônica é disponibilizada gratuitamente

Através da plataforma gov.br, qualquer pessoa pode adquirir, gratuitamente, uma assinatura digital, reconhecida legalmente, com validade jurídica equivalente à de um documento com assinatura física

Registrar a sua assinatura digital é bem fácil e exige poucas etapas. A primeira delas é criar a sua conta na plataforma gov.br. Caso você ainda não tenha criado, basta digitar o seu CPF nesta página e seguir as orientações.

Com a conta já criada, você precisa subir o nível dela para Prata ou Ouro. A conta do nível Prata utiliza a autenticação através de algum banco autorizado pela plataforma: Agibank, Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Sicoob ou Sicredi. 

O nível Ouro é liberado para os usuários que optarem pela autenticação por biometria facial. Para chegar neste tipo de conta, é obrigatório utilizar o aplicativo gov.br para iOS ou Android. 

Para utilizar a assinatura digital em um documento, o usuário precisa acessar a página de Assinatura de Documentos. Após efetuar o login, basta fazer o upload do arquivo (nos formatos .DOC, .DOCX, .ODT,.JPG, .PNG ou .PDF) e posicionar no documento onde a assinatura será colocada.

Segundo dados do governo, mais de 11 milhões de assinaturas eletrônicas foram registradas na plataforma gov.br.

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor — ou mais prático. Tem certeza que o futuro é elétrico e dobrável. Iniciou no jornalismo aos 16 anos, cobrindo MMA para o MMA Brasil. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado.

Relacionados

Relacionados