iPadOS 16 e macOS 13 Ventura serão lançados na próxima segunda-feira (24)

Sistemas operacionais estavam em testes desde a WWDC22, que aconteceu em junho; ambos os SOs focam em produtividade e recursos multitarefas

Paula Alves Yan Avelino
Por e
iPadOS 16 chega para usuários na próxima segunda-feira (24) / Apple / Divulgação
iPadOS 16 (Imagem: Divulgação / Apple)

Pouco mais de três meses após seu anúncio na WWDC 2022, o iPadOS 16 será oficialmente lançado. Disponível a partir da próxima segunda-feira (24), o novo sistema operacional para tablets da Apple está mais semelhante ao macOS, apresentando atualizações no controle de janelas (Stage Manager), além de novas ferramentas de produtividade.

A chegada do sucessor do iPadOS 15 foi anunciada nesta terça-feira (18) no site da empresa da maçã. Diferente da apresentação de setembro, quando a Apple divulgou a nova linha iPhone 14, três versões do Apple Watch e os AirPods Pro 2, dessa vez as novidades ficaram concentradas em outros sistemas e aparelhos da companhia.

Quais iPads vão atualizar para o iPadOS 16?

Usuários que estão na dúvida se tem acesso à atualização para tablets da Apple podem conferir a seleção de modelos para os quais o iPadOS 16 vai chegar.

Para a felicidade de muitos, a lista não se restringe apenas às versões mais recentes do aparelho, contemplando, além de todos os modelos do iPad Pro, os iPad que são iguais ou posteriores à sua 5ª geração, os iPad mini iguais ou posteriores à sua 5ª geração e os iPad Air iguais ou posteriores à sua 3ª geração.

iPadOS 16
iPadOS 16 durante anúncio da WWDC 2022 (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

iPadOS 16 tem recurso multitarefas e “cara” de macOS

Muito mais parecida com o macOS do que com o iOS, a nova atualização para tablets da Apple não esconde que está tentando levar parte da experiência de seus notebooks para os iPads.

Para isso, suas principais atualizações ficaram concentradas no Stage Manager, recurso que possibilita que os usuários alternem de maneira rápida e prática entre os aplicativos do iPad. Anunciado inicialmente apenas para tablets com processador M1, ele foi liberado também para iPads antigos, mas com algumas limitações.

Além dele, há também outras novidades, como o lançamento do Freeform, uma ferramenta para trabalhos cooperativos que funciona como uma tela em branco, comportando textos, áudios e vídeos, e updates em apps como Tempo, Mail e Fotos.

macOS 13 Ventura também chegará na segunda-feira (24)

Como havíamos adiantado, a Apple preferiu mesmo lançar o macOS 13 Ventura junto ao sistema dos iPads — algo que nunca havia acontecido antes. Pelo maior tempo de testes, espera-se, portanto, que eles cheguem sem muitos bugs.

macOS 13 Ventura em Macs
macOS 13 Ventura em Macs (imagem: Divulgação / Apple)

O sistema dos dispositivos desktop vem com pequenas mudanças quando comparado à versão anterior. O grande destaque dele é, sem dúvida, o Stage Manager, recurso que visa facilitar a alternância entre janelas do macOS.

A Apple também prometeu um Safari mais eficiente no consumo de energia, mais rápido e com novos recursos. Há também uma nova funcionalidade que permite usar o iPhone como uma webcam e, por fim, há uma repaginação na interface no Spotlight.

Além dos Macs com os chips M1 e M2, os dispositivos com chip Intel que receberão a atualização precisam ter sido lançados, no mínimo, a partir de 2017.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Yan Avelino

Yan Avelino

Ex-autor

Yan Avelino é natural de Recife (PE) e estuda Jornalismo na UNINASSAU. Foi repórter do Portal Tracklist em 2020 e do MacMagazine, onde cobriu a WWDC em 2021. Também passou pela TV Guararapes, emissora afiliada à RecordTV em Pernambuco, atuando como produtor de reportagem da versão local do Cidade Alerta. No Tecnoblog, foi autor em 2022.

Relacionados