Motorola entra na moda e apresenta conceito de celular com tela enrolável

Fabricante mostrou protótipo em evento da Lenovo; mas dispositivos com essa tecnologia não chegarão tão cedo

Felipe Freitas
Por

A Motorola divulgou nesta terça-feira (18), no evento Lenovo Tech World 2022, um conceito de smartphone com tela enrolável. Apesar da ideia não ser nova, o anúncio mostra que mais uma fabricante está testando (ou “brincando” com) o formato. LG, Oppo e Samsung também já apresentaram esse conceito de tela para celulares.

Motorola com tela enrolável (Imagem: Reprodução/Motorola)
Motorola com tela enrolável (Imagem: Reprodução/Motorola)

Em 2019, a Motorola lançou o Moto Razr, smartphone dobrável, fazendo dela uma das primeiras fabricantes a lançar um celular do tipo. Mas não espere ver o celular de tela enrolável chegando tão cedo — se é que um dia ele será lançado.

Smartphone Motorola com tela enrolável

O protótipo apresentado por Luca Rossi, executivo da Lenovo, utiliza um painel OLED e mede 6,5 polegadas quando totalmente estendido — o tamanho reduzido não é especificado, mas a Motorola divulgou que fica em torno de 5 polegadas. A expansão da tela é ativada através de um botão na lateral.

No vídeo, o wallpaper do smartphone se mexe conforme a tela vai aumentando, uma experiência agradável para o conceito, mas o melhor vem na sequência. Rossi mostra que o display é expandido automaticamente quando o usuário gira o celular para assistir algum vídeo

Convenhamos, uma tela enrolável não basta ser “legal” ou tecnológica: ela precisa agregar alguma utilidade ao smartphone, assim como um Galaxy Z Fold aberto entrega mais praticidade para o uso multitarefas — deixar o celular compacto para o transporte é bom, mas não é tudo.

O vídeo mostra que o protótipo não foi feito em CGI, é possível ver o ícone da bateria e de sinal celular. Contudo, não espere que ele chegue em breve ao mercado. Primeiro, as fabricantes querem popularizar os smartphones dobráveis (a faixa de preço ainda é um problema), depois que isso acontecer será a hora de testar novos tipos de displays: seja enrolável, três dobras ou tela continuando na traseira.

Lenovo Tech World

O Lenovo Tech World 2022 será transmitido para o Brasil a partir das 13h, horário de Brasília. No evento, além de atividades de suas subsidiárias, a Lenovo também apresentará novidades na sua linha de produtos, focando na internet das coisas.

Com informações: The Verge e GSM Arena

Receba mais sobre Motorola na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados