Abas do Explorador de Arquivos do Windows 11 são liberadas a todos

Com a atualização, usuários do Windows 11 podem abrir várias pastas em uma única janela do Explorador de Arquivos; novidade foi anunciada com o 2022 Update

Bruno Gall De Blasi
Por
Windows 11

Microsoft começou a distribuir as abas do Explorador de Arquivos nesta terça-feira (18). Com a atualização, os usuários do Windows 11 poderão utilizar guias para facilitar a navegação entre pastas do computador. O recurso deu as caras após o anúncio do 2022 Update, que oficializou a melhoria no gerenciador de arquivos do sistema.

As abas foram apresentadas pela Microsoft em setembro. Na época, a companhia revelou a novidade que permite abrir várias pastas em uma mesma janela através de guias. O funcionamento é similar aos navegadores modernos, que oferecem abas para ajudar a organizar a navegação na hora de acessar diversos sites ao mesmo tempo.

A companhia, no entanto, não começou a distribuir a novidade junto com o 2022 Update. Mas a espera, felizmente, acabou: com a atualização KB5019509, os usuários já podem aproveitar as guias do Explorador de Arquivos. Segundo a companhia, a novidade tende a simplificar as tarefas diárias e a colaboração no sistema operacional.

Explorador de Arquivos do Windows 11 ganha abas (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Explorador de Arquivos do Windows 11 ganha abas (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Explorador do Windows 11 ganha seção Favoritos

A Microsoft listou outras funções do aplicativo no comunicado desta terça-feira (18). É o caso da nova seção Favoritos, que permite fixar os arquivos mais usados. O OneDrive também ganhou uma força extra para agilizar o compartilhamento com seus amigos, colegas de trabalho e afins.

“Ao compartilhar conteúdo, o Windows também pode fornecer uma lista de contatos com os quais você provavelmente compartilhará conteúdo e algumas sugestões personalizadas com base em sua conta do Microsoft 365”, anunciaram.

Ações Sugeridas é outra novidade do Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Ações Sugeridas é outra novidade do Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Ações Sugeridas ajuda a adicionar eventos no calendário

O Windows 11 também recebeu as Ações Sugeridas. Com o novo recurso, o sistema oferece opções para criar eventos no calendário caso tenha uma data no futuro em um e-mail ou site, por exemplo. Se houver um número de telefone, os usuários também podem fazer uma ligação pelo Skype ao pressionar um único botão.

A barra de tarefas também ganhou duas melhorias. Entre elas, está o acesso ao Gerenciador de Tarefas pelo menu de contexto da área. Os usuários também poderão rodar mais aplicativos graças à janela flutuante para exibir os programas em execução, caso vá além do espaço destinado aos ícones.

“Esses novos recursos e experiências começam a estar disponíveis hoje [18 de outubro de 2022] e são uma continuação de nosso compromisso e jornada para oferecer inovação contínua no Windows para inspirar e capacitar você”, afirmaram.

Windows 11 recebe melhorias na barra de tarefas (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Windows 11 recebe melhorias na barra de tarefas (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Com informações: Bleeping Computer e Microsoft

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados