Google Chrome para Android recebe grande atualização para telas maiores

Navegador ganha gesto para facilitar a troca de abas em tablets; Google Chrome para Android permite arrastar e soltar imagens, textos e links em outros apps

Bruno Gall De Blasi
Por

Google Chrome para Android ficou mais compatível com tablets e celulares dobráveis. Nesta terça-feira (18), o Google atualizou o browser para garantir uma experiência otimizada em telas grandes. Entre as melhorias, estão o novo gesto para trocar de abas e a possibilidade de arrastar e soltar informações em outros apps.

Foto por Deepanker Verma/Pixabay
Google Chrome (Imagem: Deepanker Verma/Pixabay)

A atualização dá sequência à promessa feita pelo próprio Google em maio. Durante o Google I/O 2022, a marca anunciou que iria melhorar o uso de mais de vinte de seus apps em tablets. O anúncio veio após a estreia do Android 12L, que oferece adaptações para tablets e celulares dobráveis, como o Galaxy Z Fold 4.

Alguns meses depois, o Google Chrome começou a receber as otimizações. Comecemos pelo visual, que exibe as abas na parte superior da tela, assim como nas janelas do navegador para computadores. Os usuários também podem trocar de guias ao arrastar o dedo da esquerda para direita ou ao contrário na barra de endereços.

“Para ajudar a evitar que você feche as guias acidentalmente, ocultaremos o botão Fechar quando as guias ficarem muito pequenas”, diz uma publicação no blog do Google. “Se você fechar uma guia que não pretendia, a restauração em uma etapa pode levá-lo de volta para onde estava.”

O navegador para tablets também vai ganhar os grupos de abas em breve.

Google Chrome ganha opção para arrastar e soltar imagens em outros apps (Imagem: Reprodução/Google)
Google Chrome ganha opção para arrastar e soltar imagens em outros apps (Imagem: Reprodução/Google)

Google Chrome permite arrastar e soltar informações

A mudança tende a ajudar quando há muitas abas abertas. Mas as novidades não param por aí: com a nova versão, os usuários podem arrastar itens do Chrome para soltá-los outros apps abertos simultaneamente. Assim, é possível transportar imagens, links ou textos de um site para um documento, por exemplo, sem muita dificuldade.

O Google também prometeu atualizar outros aplicativos para otimizar o funcionamento em telas maiores. É o caso do Google Drive, que ganhou atalhos de teclado, múltiplas janelas e a função de arrastar e soltar em julho. Na época, a empresa também se comprometeu a melhorar os demais apps da suíte Workspace.

Relacionados

Relacionados