Nubank anuncia Nucoin, moeda digital própria, em parceria com a Polygon

Fintech convidará clientes para participarem do desenvolvimento da moeda; empresa pretende comercializar Nucoin no mercado de cripto

Felipe Freitas
Por
Cartão do Nubank (Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação/Nubank)

O Nubank divulgou nesta quarta-feira (19) a criação da Nucoin, sua moeda digital, na rede blockchain Polygon. A previsão é que a moeda seja lançada no primeiro semestre de 2023, com os tokens da fintech distribuídos gratuitamente para os clientes. Os tokens servirão de base para que o Nubank crie um programa de benefícios aos seus usuários brasileiros.

A Polygon, empresa de blockchain, fornecerá a tecnologia e suporte técnico para que o Nubank desenvolva a sua criptomoeda — que em um primeiro momento é um token. A parceira da fintech utiliza a estrutura Ethereum para permitir a criação de aplicações descentralizadas.

Clientes do Nubank participarão de testes

No comunicado à imprensa, o Nubank divulgou que irá convidar por volta de 2.000 clientes para “participarem do processo de utilização e dinâmicas relacionados ao Nucoin”. 

Os convites serão realizados ao longo de outubro e novembro, usando como critérios de seleção o nível de engajamento dos usuários da NuCommunity, espaço online dedicado à comunicação com os clientes; e no uso de produtos e serviços do Nubank.

Quem for selecionado entrará para uma área exclusiva na própria NuCommunity. Além de feedback, a fase de “conversas” com os clientes serve também para “explorar um processo descentralizado de criação de produto” que, como destacado pela fintech, é uma característica da Web3.

NuTap (imagem: divulgação/Nubank)
(Imagem: Divulgação/Nubank)

“Estamos abrindo uma porta para o futuro. O Nucoin é uma nova forma de reconhecer a fidelidade de clientes e incentivar o engajamento com os produtos do Nubank”, afirma Fernando Czapski, líder do Nucoin. “Este projeto é mais um passo que damos por acreditar no potencial transformador da tecnologia blockchain e para democratizá-la ainda mais, indo além da compra, venda e manutenção de criptomoedas em nosso aplicativo”, explica.

Segundo o Nubank, o objetivo de criar uma criptomoeda é “oferecer aos clientes benefícios como descontos e vantagens à medida que acumulam Nucoins”. A empresa também planeja, no futuro, comercializar o Nucoin no mercado de criptomoedas.

Empresas e blockchains

Ao criar um programa de fidelidade em parceria com a Polygon, a fintech adere ao passo de outras grandes empresas que estão utilizando a tecnologia blockchain em seus negócios. Em março, a Adobe anunciou que a sua rede social Behance teria suporte para NFTs — incluindo os que estão integrados ao sistema da Polygon.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados