USB4 2.0 será capaz de atingir 120 Gb/s em alguns dispositivos

Chegada de nova versão da tecnologia traz ótimas velocidades, mas USB-IF mantém a bagunça entre diferentes versões do conector

Felipe Freitas
Por

O USB-IF (Fórum de Implementação do USB, em tradução livre) confirmou que o USB4 2.0 terá velocidade de até 120 Gb/s — mas só em alguns casos. O Fórum também divulgou que a “versão 1” do padrão atingirá 80 Gb/s somente em cabos passivos.

USB
USB (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A velocidade de 120 Gb/s do USB4 Version 2 (outro nome da tecnologia) será ativada em dispositivos que demandam alto desempenho, por exemplo no uso de monitores. Em uso “normal”, a tecnologia terá uma largura de banda de até 80 Gbps. Entretanto, podemos esperar que os selos da USB-IF ajudem a “explicar” para o consumidor as velocidades reais do padrão — podemos?

USB4 2.0 parece 120 Gb/s — mas tem gosto de 80 Gb/s

No anúncio divulgado pela USB-IF, a organização explica que a velocidade de 120 Gb/s será um “modo especial” da tecnologia. Ao detectar, de maneira automática, a demanda por uma maior largura de banda, “o USB” altera a velocidade de 80 Gb/s para 120 Gb/s, utilizando três pistas para enviar dados em uma direção — enquanto a outra envia 40 Gb/s na direção oposta.

“O processo de identificação do USB4, gerenciado por um software de sistema, determinará se o melhor modo para a operação é a configuração de 120 Gb/s. Após conectar em 80 Gb/s, o conector irá mudar para operação em 120 Gb/s”  disse, Brad Saunders, CEO da USB-IF, em entrevista para o Ars Technica.

Saiba a diferença entre USB 2.0 e USB 3.0 (Imagem: Karolina Grabowska/Pexels)
Saiba a diferença entre USB 2.0 e USB 3.0 (Imagem: Karolina Grabowska/Pexels)

Os cabos USB4 1.0 passivos, aqueles que não possuem um chip para gerenciar o envio de dados, também serão capazes de atingir 80 Gbps. Mas calma, a situação com o USB4 1.0 não está tão confusa

Cabos passivos costumam ser a maioria e são facilmente identificados pelo seu tamanho, não passando de 80 cm. Se o seu USB4 1.0 possui uma ou duas extremidades mais robustas, ou até mesmo uma “caixinha” no meio dele, ele é ativo — e só suporta 40 Gb/s, velocidade original da versão.

Fazendo um breve apanhado da situação: em breve, teremos o USB4 1.0 e o USB4 2.0 no mercado com as seguintes velocidades:

  • USB4 1.0 ativo – 40 Gb/s
  • USB4 1.0 passivo – 80 Gb/s
  • USB4 2.0 – 80 Gb/s e 120 Gb/s para dispositivos que precisam de maior largura de banda — com 40 Gb/s “sobrando” em uma pista.

USB4 2.0 com suporte para DisplayPort 2.1 e PCIe 4.0

O novo padrão chega atualizado com suporte para DisplayPort 2.1, mais nova versão da tecnologia, anunciada na semana passada, e para PCIe 4.0. Com essas integrações, o USB4 terá maior eficiência na transferência de dados com o novo DisplayPort e melhor desempenho no uso de GPUs externas.

Com informações: Ars Technica e XDA-Developers

Relacionados

Relacionados