Samsung tem mais um sensor de 200 MP para celulares: conheça o Isocell HPX

Dispositivo é capaz de gravar vídeos em 8K a 30 quadros por segundo; sensor pode ter sido lançado exclusivamente para clientes da Ásia Oriental

Yan Avelino
Por

Nesta quinta-feira (20), a Samsung anunciou mais um sensor Isocell de 200 MP para seu portfólio. Chamado de Isocell HPX, o dispositivo é capaz de gravar vídeos em 8K a 30 quadros por segundo e conta com uma tecnologia que permite tirar fotos melhores com resoluções distintas em diferentes condições de luz.

A má notícia é que, segundo informações do Sammobile, o sensor pode nunca chegar a celulares no Brasil, nos EUA e até mesmo na Europa. Isso porque a Samsung o anunciou exclusivamente para o mercado chinês, portanto acredita-se que ele deverá chegar apenas a consumidores de países da Ásia Oriental.

Caso isso aconteça de fato, o site aposta que o Isocell HPX pode ser dispensável. Na verdade, a sul-coreana focou em melhorar a contagens de pixels e no desempenho do sensor em ambientes com pouca iluminação. De acordo com a Samsung, ele tem 0,56 µm e é 20% menor que dispositivos equivalentes.

Apesar de usufruir do sensor de 200 MP em condições ideais de luz, o sensor usa a tecnologia pixel binning para alterar automaticamente a resolução para 12,5 MP ou 50 MP conforme a luminosidade. Além da gravação em 8K a 30 quadros por segundo, o Isocell HPX filma em 4K e em FHD, tem HDR duplo, ISO inteligente e foco automático Super QPD.

Vale lembrar que a Samsung lançou outros dois sensores de 200 megapixels: o Isocell HP3, anunciado em junho deste ano, e o Isocell HP1, em setembro de 2021, mês em que a companhia também lançou o Isocell GN5, este de 50 megapixels.

Galaxy S23 pode vir com câmera de 200 MP

No mês passado, surgiram rumores de que a Samsung pretendia incluir uma câmera de 200 megapixels Galaxy S23 Ultra. Contudo, site Galaxy Club, responsável pela aposta, não disse qual dos sensores presentes no portfólio a sul-coreana cogitava equipá-lo.

Como o Isocell HPX pode não estar estará em aparelhos da empresa fora da Ásia, as chances de ele vir no Galaxy S23 Ultra são baixas.

Há também a possibilidade de o sensor aparecer no Xiaomi 12T Pro, que deve ser lançado com um conjunto de câmera tripla; uma delas pode ter 200 megapixels. Ainda assim, vale lembrar que tudo não passa de rumores.

Possível Galaxy S23 Ultra (Imagem: Reprodução/SmartPrix/OnLeaks)
Possível Galaxy S23 Ultra (Imagem: Reprodução/SmartPrix/OnLeaks)

Com informações: Samsung e Sammobile

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Yan Avelino

Yan Avelino

Ex-autor

Yan Avelino é natural de Recife (PE) e estuda Jornalismo na UNINASSAU. Foi repórter do Portal Tracklist em 2020 e do MacMagazine, onde cobriu a WWDC em 2021. Também passou pela TV Guararapes, emissora afiliada à RecordTV em Pernambuco, atuando como produtor de reportagem da versão local do Cidade Alerta. No Tecnoblog, foi autor em 2022.

Canal Exclusivo

Relacionados