Nubank passa Santander e agora é o 5º maior banco em número de clientes

Fintech também tem a menor taxa de reclamações no Banco Central; superando outros 14 bancos

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 7 meses
(Imagem: Divulgação/Nubank)

O Nubank se tornou o quinto maior banco brasileiro em número de clientes. O ranking de clientes foi elaborado pela UBS Group com dados divulgados pelo Banco Central. Com o resultado, a fintech ultrapassa o Santander e se “isola na liderança” entre os novos bancos do país.

Para elaborar o cálculo dos maiores bancos do Brasil, a UBS Group, empresa de serviços financeiros, utilizou os dados divulgados no ranking de reclamações do Banco Central. Na lista de reclamações, o Nubank teve a menor taxa entre os 15 principais bancos.

Nubank supera Santander e cola no Banco do Brasil

Para divulgar o ranking de reclamações, o Bacen utiliza duas bases de dados: o Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR). Todos estes dados consideram o número de clientes no último dia do segundo mês do trimestre de referência. Entretanto, o CCS considera clientes ativos na instituição, enquanto o SCR leva em conta clientes com operações ativas. O Bacen conta somente os CPFs e CNPJs distintos. 

Na lista divulgada pela UBS, o Nubank tem 64,8 milhões de clientes no Brasil, assumindo o quinto lugar de banco com maior número de clientes. Logo atrás está o Santander (61 milhões). O Banco do Brasil está em quarto lugar com 73,6 milhões de clientes, 8,8 milhões a mais do que o Nubank — uma diferença relativamente pequena ao analisarmos os próximos dados.

As fintechs estão adquirindo clientes mais rapidamente que os bancos tradicionais. Neste ano, o Nubank ganhou 14,9 milhões de clientes. Além disso, somando apenas os cinco primeiros bancos da lista, existem quase 480 milhões de contas bancárias — reforçando que clientes, por variados motivos, costumam criar contas em mais de um banco.

NuTap (imagem: divulgação/Nubank)
NuTap (imagem: divulgação/Nubank)

Em seu site oficial, o Nubank também revelou que, somando as operações no México e Colômbia, possui 70 milhões de clientes. 

Sem surpresa, a Caixa Econômica Federal continua como o maior banco em número de clientes (148,3 milhões). Seguido de Bradesco (101,8 milhões) e Itaú (95,5 milhões).

Fintech tem mais motivos para comemorar

O Nubank também mantém a liderança, com larga vantagem, entre as fintechs e bancos mais novos. O banco Original, fundado em 2011, é o segundo maior banco neste quesito (42,2 milhões). Logo atrás está o Mercado Pago (39,4 milhões), seguido de Pag Bank (25,9 milhões) e C6 (21,3 milhões). 

No ranking de reclamações, o Nubank ficou com a menor taxa entre os 15 maiores bancos. O Banco Central cria a lista com base em reclamações válidas, feitas através do próprio BC — comentários negativos em redes sociais não são contados.

Com informações: Valor Ecônomico e Nubank

Receba mais sobre Nubank na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados