PS5 com chat de voz do Discord deve chegar em breve

Atualmente, usuários só podem conectar contas da PSN e Discord para exibir qual jogo estão jogando; imagem indica que PS4 não terá chat de voz

Felipe Freitas
Por

No último domingo, imagens do aplicativo mobile do Discord com a função de usar o chat de voz no PS5 foram divulgadas no Reddit e Twitter por um mesmo usuário. O vazamento pode indicar que a integração entre PSN e Discord chegará antes de 2023. 

Em 2021, a Sony realizou um investimento financeiro no Discord — a quantia não foi revelada. Até o momento, essa parceria só trouxe a possibilidade de sincronizar as contas da PSN e do app de mensagens, permitindo que o status mostre o que o usuário está jogando no PlayStation. 

Integração com PlayStation deve seguir passos do Xbox

De acordo com as imagens da captura de tela, que supostamente são da versão beta do Discord, a integração entre contas e configuração do chat de voz não será diferente do que já existe no Xbox Series S|X e One. O console lançou a integração antes da própria Sony — e depois do plano frustrado da Microsoft de comprar o Discord.

Para usar o chat de voz no PS5, o usuário terá que sincronizar o seu perfil da PSN com sua conta no Discord. Até aqui, nada de novo. É o mesmo passo já existente para mostrar o que está sendo jogado no Playstation como status e para usar o chat de voz no Xbox. 

Feito a sincronização, quando o usuário entrar em um chat de voz, ele poderá acessar as configurações extras e escolher a opção de entrar no chat através do PlayStation. Aqui é o momento de fazer o paralelo com o Xbox.

No console da Microsoft, ao clicar na opção equivalente, o app mobile do Xbox é aberto automaticamente e o jogador tem a opção de confirmar a transferência do chat do Discord para o console. Feito a confirmação, o usuário se comunicará utilizando o fone de ouvido conectado ao Xbox.

Os olhos mais atentos devem ter percebido um detalhe triste nas imagens: não há a opção de utilizar o chat do Discord no PlayStation 4. A captura de tela foi feita em uma versão beta do aplicativo, então os donos do console podem torcer para a versão final (ou em próximos vazamentos) contar com suporte para o PS4.

Discord (Imagem: Divulgação/Discord)
Discord (Imagem: Divulgação/Discord)

Crescimento do crossplay demanda integração ao Discord

Mais jogos estão trazendo o crossplay, função na qual os modos online permitem que jogadores em diferentes consoles e plataformas joguem entre si. Porém, mesmo que alguns jogos tenham comunicação in-game, a facilidade de usar um chat de voz em comum com os seus amigos é imbatível — apertar um botão para falar tira a rapidez da comunicação. 

Com o Xbox permitindo o uso do Discord no console e o PlayStation prestes a trazer a integração com o app de comunicação, a Nintendo será a única fabricante sem suporte ao Discord. E, pesquisando na internet, teve gente pedindo isso em 2017 — ano de lançamento do Switch.

Com informações: GamesRadar

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados