YouTube deixa você dar zoom no vídeo e navegar pela timeline com mais precisão

Além dos novos recursos, plataforma também mudou de visual e trouxe upgrade em seu player de vídeos

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano e 4 meses
YouTube adiciona zoom e timeline de thumbnails em vídeos de aplicativos móveis / YouTube / Divulgação
Novidades do YouTube anunciadas nesta segunda-feira (24) (Imagem: Divulgação / YouTube)

O YouTube está com cara e funções novas. Além de ter repaginado seu visual, usando um mecanismo de transição de cores para deixar o olhar do espectador mais confortável, ele também deu um upgrade em seu player de vídeos, e adicionou recursos de zoom e de timeline de thumbnails nos apps de iOS e Android. Novidades foram anunciadas nesta segunda-feira (24) e já estão chegando à plataforma.

As funções de zoom e thumbnails estavam sendo testadas já há algum tempo pelo YouTube e, diante de boa recepção, estão sendo disponibilizadas agora para todos os usuários da plataforma em dispositivos móveis e tablets.

A ferramenta de ampliação, especialmente, promete fazer sucesso entre o público mais curioso, que gosta de olhar com atenção para os vídeos que assiste. Agora, graças a ela, o usuário poderá aproximar qualquer área da gravação, visualizando todos os detalhes do que está sendo mostrado.

Para isso, ele precisa apenas colocar dois dedos na tela e, por meio de um movimento de pinça, dar zoom na área que deseja aumentar. Após fazer isso e soltar a tela, vem mais uma surpresa: a imagem não retrocede, permanecendo ampliada. Caso queira voltá-la ao tamanho normal, basta que o usuário pince o vídeo novamente e faça o movimento contrário, a afastando.

Já a timeline de thumbnails, chamada pelo YouTube de “busca precisa”, facilita a vida de quem precisa retroceder ou avançar várias vezes ao longo de um vídeo. Isso porque ela cria uma linha de miniaturas da gravação perfeita para que o usuário encontre o exato momento que precisa assistir.

Para que essa timeline apareça, basta que o usuário arraste ou deslize o dedo para cima no player do vídeo. Depois, ele pode percorrer as miniaturas até encontrar o momento desejado e clicar sobre ele para dar play.

Novo recurso do YouTube permite que usuário navegue pela timeline com mais precisão (Vídeo: Divulgação / YouTube)

Modo escuro do YouTube foi repaginado

Outra novidade anunciada pelo YouTube (disponível na versão web, em dispositivos móveis e em Smart TVs) foi o visual repaginado do seu tema escuro, que, pensando exatamente nos contrastantes, aposta principalmente nas cores para captar melhor a atenção dos espectadores.

Para isso, além de tornar o tema ainda mais escuro, a rede implementou uma nova função para ele chamada de “modo ambiente”, que torna a transição do fundo da plataforma para o vídeo mais sutil.

Emulando o efeito que luzes coloridas têm em uma sala escura, a mudança até parece pequena, mas traz mais conforto ao olhar do usuário e mantém seu foco no que está sendo projetado.

Modo ambiente faz transição mais suave do vídeo para o fundo da plataforma (Vídeo: Divulgação / YouTube)

Botão de inscrição e ações do player ganharam upgrade

Por fim, a rede também fez alguns ajustes em seu player de vídeo, que prometem agradar tanto quem publica quanto quem consome vídeos na plataforma.

O botão de inscrição, por exemplo, ganhou um novo visual, com um fundo mais destacado, que chama atenção do usuário. Não mais em vermelho, ele e as opções de curtir, compartilhar e baixar, além da própria seção de comentários, têm agora borda arredondada e uma “carinha” diferente, que ajuda a dividi-los melhor na tela.

Além disso, links adicionados às descrições dos vídeos serão agora substituídos por botões, deixando o visual da postagem mais clean.

Com informações: YouTube

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados