Inspirado pela Netflix, TikTok deve anunciar entrada no mercado de jogos em breve

Empresa deve oficializar jogos na plataforma no evento "TikTok Made Me Play It"; testes dos games teriam começado há alguns meses e estariam em fase avançada

Yan Avelino
Por
TikTok

De acordo com informações do Financial Times, o TikTok está prestes a entrar no mercado de jogos. Segundo apontou o site, a plataforma implementará uma guia dedicada aos vídeos curtos e outra para os títulos que pretende disponibilizar. Se tudo ocorrer como esperado, o anúncio oficial deverá ocorrer já na próxima quarta-feira (2).

O FT reporta que os usuários poderão acessar os jogos em uma seção específica na página inicial do app. Ainda segundo o site, na guia onde os títulos serão exibidos também haverá anúncios. Além disso, fontes internas disseram que usuários poderão pagar para ter conteúdos adicionais.

A apuração do Financial Times relata, também, que o TikTok está contratando pessoas com experiências no mercado de jogos globalmente. Segundo eles, atualmente, há 20 postos em aberto.

Coincidentemente ou não, no mês passado, Assaf Sagy foi promovido a chefe de jogos globais do TikTok. Ele entrou na companhia em 2020 e era gerente geral da plataforma. Em um post no LinkedIn, Sagy escreveu:

O TikTok e os jogos foram feitos um para o outro. […] Ele mostrou seu valor em ajudar os consumidores a descobrir o que é divertido, valioso e popular. Estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com todas as empresas de jogos em todo o mundo para ajudar a tornar o TikTok uma base central em suas estratégias de marketing.

Fontes relataram ao FT que a ByteDance, proprietária do TikTok, já desenvolve jogos originais há bastante tempo e quer trazer títulos inéditos. Vale ressaltar que o Douyin, versão chinesa da plataforma, já tem jogos desde 2019.

Dessa forma, se os rumores estiverem certos, a rede chinesa será a mais nova plataforma de entretenimento a entrar no mercado de games, um dos mais lucrativos desse setor, já na quarta-feira (2), durante o evento “TikTok Made Me Play It”.

Procurado, o TikTok apenas disse: “Estamos sempre procurando maneiras de enriquecer nossa plataforma e testar regularmente novas ideias que achamos que podem agregar valor à nossa comunidade.”

TikTok (Imagem: Kon Karampelas/Unsplash)
TikTok (Imagem: Kon Karampelas/Unsplash)

Testes de jogos na plataforma já estariam em fase avançada

Fontes internas disseram que alguns moderadores europeus já estão testando os jogos que serão lançados na plataforma. Além disso, a Reuters apontou, em maio, que o TikTok já estava experimentando um “canal” de jogos no Vietnã.

Vale lembrar que o TikTok tem parceria com a Zynga, produtora de títulos como High Heels!, que se tornou um sucesso graças ao do TikTok. Além dessa empresa, há outras 10 parceiras do mesmo mercado, incluindo a Aim Lab, a Matchingham Games e a Voodoo.

Duas pessoas “familiarizadas com o plano do TikTok”, diz o Financial Times, informaram que a companhia estaria se inspirando na Netflix, que também deixou de ser apenas uma plataforma de vídeos e passou a criou jogos para smartphones.

E parece que a concorrência está perdendo o fôlego. A Snap, por exemplo, disse que vai interromper seus investimento em jogos por tempo indeterminado.

Já o Facebook vai encerrar o app Gaming nesta sexta-feira (29). No início deste mês, o Google decretou a morte do Stadia, serviço de games na nuvem que tem cerca três anos e já foi chamado de “o futuro dos jogos”.

Com informações: Financial Times e 9to5Mac

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Yan Avelino

Yan Avelino

Ex-autor

Yan Avelino é natural de Recife (PE) e estuda Jornalismo na UNINASSAU. Foi repórter do Portal Tracklist em 2020 e do MacMagazine, onde cobriu a WWDC em 2021. Também passou pela TV Guararapes, emissora afiliada à RecordTV em Pernambuco, atuando como produtor de reportagem da versão local do Cidade Alerta. No Tecnoblog, foi autor em 2022.

Relacionados