WhatsApp vai recomendar a verificação em duas etapas para quem não ativou

Verificação em duas etapas do WhatsApp impede que a sua conta seja invadida; notificação vai indicar o uso do recurso de segurança

Bruno Gall De Blasi
Por

verificação em duas etapas é um recurso essencial para evitar invasões de contas do WhatsApp. O problema é que nem todos ativaram esta opção até o momento, apesar das inúmeras campanhas da Meta para ampliar o uso. Felizmente, o mensageiro vai receber uma nova tela para recomendar a habilitação da ferramenta.

Logotipo do WhatsApp
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Os rastros da novidade foram revelados pelo WABetaInfo. Segundo o site nesta sexta-feira (28), a equipe por trás do aplicativo de mensagens está preparando uma nova tela, conhecida como “Proteja a sua conta” (em tradução livre). Nela, os usuários vão receber mais detalhes sobre a autenticação em duas etapas.

“Para ter uma segurança extra, ative a verificação em duas etapas”, diz a notificação. “Com a autenticação em duas etapas, você vai usar um PIN junto com o código enviado via SMS ao levar o seu número do WhatsApp para outro celular.”

Notificação vai recomendar o uso da verificação dupla

O alerta traz dois botões. O primeiro leva os usuários diretamente à tela para configurar o recurso. O segundo permite que os usuários saiam do alerta sem ativar a verificação dupla, caso não queira – infelizmente, o recurso ainda será opcional.

A função deu as caras na versão 2.22.23.17 do WhatsApp Beta para Android. Mas, como ainda está em desenvolvimento, nenhum usuário tem acesso à novidade agora.

WhatsApp vai orientar o uso da verificação em duas etapas (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
WhatsApp vai orientar o uso da verificação em duas etapas (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Ative a verificação em duas etapas do WhatsApp

O alerta do WhatsApp não é em vão. Apesar de depender do acesso ao número do celular para ativar o mensageiro, isto não impede a invasão de contas. Afinal, além das já conhecidas brechas de segurança do SMS, golpistas também se aproveitam de outros recursos, como promoções falsas no Instagram, para acessar os perfis.

Há outras maneiras para invadir as contas. Em um caso que relatei recentemente, criminosos fizeram a portabilidade de uma linha telefônica para entrar no WhatsApp e em outras plataformas, como o Instagram. E só há um jeito de impedir o acesso indevido: usando a autenticação dupla.

Como funciona a verificação em duas etapas?

O procedimento para ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp é simples. Para isto, basta acessar as configurações de sua conta pelo mensageiro e criar uma senha de seis dígitos. Depois, esta sequência numérica será solicitada ao trocar de celular, para que apenas você tenha o poder de fazer essa transferência.

Ou seja, não deixe para depois. Se você ainda não tem, habilite a autenticação em duas etapas no seu WhatsApp!

Com informações: WABetaInfo

Relacionados

Relacionados