Windows 11 pode usar a internet móvel sem que você precise tocar no celular

Novidade chega primeiro para testes e apenas para aparelhos da Samsung; versões mais recentes do One UI são necessárias para a conexão

Ricardo Syozi
Por
Notebook com Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Notebook com Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Nem sempre temos uma internet via Wi-Fi próxima, mas normalmente estamos com um celular em mãos. É pensando nisso que a Microsoft liberou um novo recurso no mais recente Windows 11 Insider Preview Build 25231. Desse modo, o aplicativo Phone Link permite a conexão instantânea entre a internet móvel do smartphone Samsung com o PC do usuário.

A parceria entre a empresa americana e a sul-coreana está trazendo novos frutos ao app “Vincular ao Celular” (também conhecido como Phone Link). O objetivo é o de integrar cada vez mais o computador com o telefone, que já oferece acesso rápido para fotos, vídeos, mensagens e, até mesmo, ligações.

Agora, com a nova versão da build de testes do Windows 11, as companhias adicionaram a funcionalidade de ligar a internet móvel do smartphone e conectá-la ao PC sem precisar tocar no aparelho. Entretanto, apenas dispositivos da Samsung com One UI 4.1.1 ou posterior podem ser usados para essa função.

Segundo o anúncio da Microsoft, quando o celular estiver próximo do computador, sua rede vai surgir dentre as opções de Wi-Fi. Basta o usuário clicar no ponto de acesso para dar início à conexão. Ou seja, não haverá mais a necessidade de digitar senhas ou alterar mais de uma vez as configurações do aparelho.

Samsung Galaxy M53 5G (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Samsung Galaxy M53 5G (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Concorrentes como Apple e Google já oferecem recursos similares em seus gadgets, mas esse nível de vínculo é algo que a Microsoft ainda não estava alcançando, mesmo tendo uma base instalada maior. Um dos motivos é a morte do Windows Phone, já que desde então não há um telefone específico da empresa de Redmond.

A solução encontrada foi estreitar os laços com a dona da marca Galaxy. Assim, através do “Vincular ao Celular”, o notebook ou PC do usuário dificilmente ficará sem uma conexão com a internet. Contanto que esteja próximo de um aparelho da Samsung.

Conexão exige as mais recentes versões

Por enquanto, não serão todos os dispositivos móveis da Samsung que aceitarão esse nível de vínculo. As companhias divulgaram as exigências:

  • Smartphone com One UI 4.1.1 ou posterior;
  • Windows 11, versão 22H2 com Build 22621 ou acima;
  • Aplicativo para desktop “Vincular ao Celular” com versão v1.22082.111.0 ou acima;
  • App “Vincular ao Windows” na versão v1.22082.142.0 ou acima no telefone;
  • O Computador deve estar com Wi-Fi e Bluetooth ligados;
  • Dispositivo móvel precisa ter um cartão SIM com plano de internet.

Por fim, você poderá realizar a conexão a partir da tela “O que há de novo” ou pelas configurações do aplicativo “Vincular ao Celular”.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados