WhatsApp Comunidades está disponível no mundo todo, menos no Brasil

Novo recurso do WhatsApp já estava liberado para alguns usuários; ferramenta permite criação de “subgrupos”

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 7 meses
Comunidades do WhatsApp (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Comunidades do WhatsApp (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (3) o lançamento do recurso WhatsApp Comunidades para todo o mundo — exceto para o Brasil. A ferramenta funciona como um gerenciador de grupos (ou um hub), por onde admins podem criar diversos “subgrupos” relacionados a algum tema em comum, como um colégio ou condomínio.

Aqui no Brasil, o Comunidades só chegará em 2023. A Meta atendeu um pedido do Ministério Público Federal (MPF) e ampliou o adiamento do recurso para o país. No anúncio da ferramenta, o WhatsApp informou que só o disponibilizaria após as eleições deste ano.

WhatsApp Comunidades: vários grupos em um só lugar

A ferramenta do WhatsApp permitirá que administradores criem diversos “subgrupos” para um único tema — similar ao Discord e os canais dentro de um servidor. Alguns exemplos práticos do uso da ferramenta seriam a formação de uma comunidade de uma escola ou de um condomínio. 

Um diretor de escola pode formar, dentro da comunidade, um grupo para cada turma, sendo capaz de enviar uma mensagem direcionada para os pais de determinados alunos. Em um condomínio, uma síndica pode informar sobre um problema específico em algum bloco, sem “spammar” os outros moradores.

WhatsApp Comunidades no celular (Imagem: Divulgação/Meta)
WhatsApp Comunidades no celular (Imagem: Divulgação/Meta)

O WhatsApp Comunidades também permite que os administradores enviem mensagens para todos os grupos da comunidade de uma só vez. Essa funcionalidade preocupou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o MPF, já que facilitaria a divulgação de notícias falsas.

Brasil só terá WhatsApp Comunidades em 2023

No anúncio da ferramenta, a Meta informou que o WhatsApp Comunidades só seria lançado no Brasil após as eleições. A medida foi tomada pela própria empresa após um acordo com o TSE. A Meta se comprometeu a coibir a disseminação de fake news em suas plataformas — e não lançaria grandes atualizações durante as eleições.

Entretanto, o MPF recomendou que o WhatsApp Comunidades só fosse lançado em janeiro de 2023. O órgão se preocupou com a possibilidade da funcionalidade servir para espalhar fake news sobre a integridade do sistema eleitoral brasileiro — passado o pleito, a recomendação do MPF se mostrou acertada.

Mais novidades anunciadas

No vídeo em que revelou o lançamento global do WhatsApp Comunidades, Mark Zuckerberg anunciou também a chegada da ferramenta de enquetes para grupos e chamadas de vídeo com até 32 participantes. As videochamadas também terão links compartilháveis, deixando mais fácil o acesso para reuniões agendadas.

Com informações: Meta

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados