Google leva recurso de privacidade de mídia do Android 13 ao Android 4.4

Importante mecanismo de privacidade, seletor de mídia do Android 13 está chegando às versões anteriores do sistema, inclusive a 4.4

Emerson Alecrim
Por
Android
Android 13 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Android 13 está entre nós desde agosto. Uma de suas novidades é um seletor que permite a um aplicativo ter acesso a algumas fotos, mas não a toda a galeria. Esse é um bom reforço para a privacidade, tanto que o Google decidiu levar o recurso para outras versões. Agora, até o Android 4.4 KitKat tem acesso a ela.

Não que o Google tenha “ressuscitado” versões antigas da plataforma. Na verdade, a companhia conseguiu fazer do seletor de mídia do Android 13 um recurso do Google Play Services, mecanismo que não é direcionado apenas à versão mais recente do sistema operacional.

O Google Play Services é um software que conecta aplicativos aos serviços do Google. Se o seu celular ou tablet já vem de fábrica com Gmail, YouTube, Chrome e Play Store, por exemplo, esse mecanismo está por lá.

Todo mês, a companhia libera um conjunto de atualizações para o seu ecossistema, incluindo o Google Play Services. Foi no update de novembro de 2022 que o seletor de imagens foi incluído nesse mecanismo. Com isso, o suporte ao recurso passa a existir em todas as versões do sistema até o Android 4.4.

Reforço para a privacidade

Quando o seletor foi anunciado para o Android 13, o Google explicou que o recurso protege a privacidade de fotos e vídeos do usuário. Faz sentido. Se você precisa abrir uma foto em um aplicativo de rede social, por exemplo, deve autorizar o acesso a toda a galeria de imagens. Com o seletor é diferente.

A ferramenta funciona como uma espécie de intermediador. Em vez de o app ter acesso a toda a galeria de mídia, o seletor é acionado para fazer esse trabalho. Cabe a ele entregar as imagens selecionadas pelo usuário ao aplicativo em questão. A animação a seguir mostra essa ação:

Seletor de mídia no Android 13 (imagem: divulgação/Google)
Seletor de mídia no Android 13 (imagem: divulgação/Google)

Interessante, não? Mas há um problema. Como o recurso é novo, a adesão a ele é praticamente nula. Por outro lado, como o seletor de mídia deixou de ser um recurso exclusivo do Android 13, existe a expectativa de que a sua adoção ganhe força nos próximos meses.

É fácil a entender a lógica por trás disso. Com o seletor funcionando via Google Play Services, um número muito grande de aparelhos passa a ter acesso ao recurso, não apenas modelos novos. Assim, os desenvolvedores tendem a ter mais interesse em implementá-lo.

Um exemplo vem de casa. O Google Voice é um dos primeiros (se não for o primeiro) aplicativos a ter suporte ao seletor.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados