LG revela tela que pode ser esticada em até 14 polegadas

Tecnologia "free-form" tem LEDs de 40 micrômetros como fonte de luz e promete ser resistente; companhia diz que novidade poderá ser usada em roupas e aviões

Ricardo Syozi
Por

A empresa sul-coreana LG apresentou uma nova tela que deverá chegar ao mercado em um futuro próximo. O display tem 12 polegadas, mas graças a uma tecnologia chamada pela marca de “free-form”, ele pode ser esticado para chegar a 14 polegadas. Contudo, ainda não há data para o lançamento e nem confirmação de gadgets que usarão a novidade.

free-form display da LG
O free-form display da LG (Imagem: Divulgação / LG)

Na apresentação da companhia, ela afirma que é possível esticar a tela em até 20% e depois retorná-la para seu estado original sem danificá-la. Segundo uma previsão da LG, a utilidade do painel poderá ser variada, incluindo uso em indústrias como a moda, jogos e veículos de carros a aviões.

Um dos destaques é a durabilidade do material. O protótipo demonstrado foi desenvolvido com um substrato especial de silício, que é comumente usado em lentes de contato. Nas palavras da empresa:

Ao contrário do sistema convencional de fios lineares, a estrutura do sistema com fio de mola flexível pode suportar mais de 10.000 mudanças repetitivas em sua forma, garantindo aos consumidores uma grande durabilidade e confiabilidade.

Ademais, a tela oferece uma resolução de 100 pixels por polegada (ppi) e capacidade total de cores RGB. O display traz LEDs de 40 micrômetros como fonte de luz, prometendo uma resolução fiel mesmo em situações mais extremas.

Display LG
Até 20% da tela pode ser esticada (Imagem: Divulgação / LG)

Tela flexível pode se tornar nova tendência no mercado

Não é de hoje que a indústria de tecnologia tenta trazer esse tipo de painel para os consumidores. Em maio de 2021, por exemplo, a Royole anunciou que estava trabalhando em um display maleável de microLED.

A intenção da empresa é oferecê-lo para itens como wearables, automóveis e outros dispositivos. Segundo a marca, a novidade pode ser esticada em até 30% e pode alcançar uma resolução de 120 ppi. Entretanto, até agora nenhum produto com esse recurso chegou às lojas.

Além disso, a sul-coreana Samsung oferece há bastante tempo smartphones com telas dobráveis, que poderiam fazer um belo uso da tecnologia flexível ou free-form da LG. Porém, ainda estamos longe de ver como tudo isso vai funcionar no futuro.

É possível pensar em utilidades como em um console de videogame portátil que permitiria uma sensação tátil para usuários com problemas visuais. Acessórios de moda como uma pulseira com vídeos variados também não seria algo impossível.

Se quisermos ir mais longe, podemos imaginar uma tela presa ao braço do sofá para servir como um controle por toque e um segundo display. Eu só não deixaria minha xícara de café em cima do painel.

Com informações: GSMarena.

Relacionados

Relacionados