Google não vai mais deixar você voltar para a interface antiga do Gmail

Novidade foi lançada no início do ano, sempre puxando os usuários para o layout; entretanto, o Google decidiu que agora essa será a única opção

Ricardo Syozi
Por

Após estrear um novo visual para a interface de sua plataforma de e-mail, o Google anunciou na terça-feira (8) que vai mantê-lo como padrão. Isso quer dizer que não será mais possível retornar para o layout original, obrigando os usuários a aceitarem a versão atual a partir de novembro de 2022. Quer a gente goste ou não, apps como Meet e Chat estarão presos ao Gmail até segunda ordem.

Gmail
Gmail (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google liberou o visual atual em fevereiro de 2022. Ele adicionou à página inicial um menu para os aplicativos Chat, Meet e Espaços, além do e-mail, claro. É possível passar o cursor em cima de qualquer uma das opções para conferir uma prévia de seu respectivo conteúdo, mas para usá-lo em sua totalidade, é preciso clicar em seu ícone.

Essa visão integrada também se tornará padrão na plataforma para quem usar o chat. A companhia americana ressaltou que a pessoa pode personalizar o layout com os apps que mais usa. Basta clicar no ícone de configurações e escolher se quer deixar visível o Chat ou o Meet. Porém, não é possível adicionar recursos externos.

Vale destacar que o usuário não poderá mais posicionar as conversas do chat do lado direito. Ele ficará preso ao lado esquerdo da página assim como as outras ferramentas.

Ainda será permitido alterar o tema e o estilo da caixa de entrada, mas não espere por muitas opções de customização por parte do Google.

interface gmail
Agora é a hora de se acostumar com a interface (Imagem: Divulgação / Google)

Exigência não é tão ruim assim

É verdade que não é todo mundo que gosta quando uma única opção é forçada pelas companhias. As mudanças que o Google faz são tão frequentes que fica difícil não torcer o nariz de vez em quando.

Contudo, a imposição de manter o novo layout, sem dar a oportunidade de retornar para o modelo original não é tão ruim quanto parece.

Depois de liberar a interface em fevereiro de 2022, a companhia americana o tornou regular em julho, mas ainda permitia o retorno para a versão original. Desde então, eu nunca tive qualquer vontade de voltar para a variante anterior. A mudança foi tão leve que nem me dei conta.

Pensando nisso, eu até me surpreendi com a postagem feita no blog de atualizações do Google Workspace.

No entanto, se você quiser ter a sensação de que o visual do seu Gmail ainda é similar ao primeiro modelo, você ainda pode desabilitar tanto o Chat quanto o Meet.

Relacionados

Relacionados