Apps que travam no Android vão ter atualizações sugeridas pela Play Store

Changelog da Play Store afirmou que novo recurso estará disponível em breve para Android, mas desenvolvedores precisarão liberar o update

Ricardo Syozi
Por
Google Play Protect deixa o Android mais seguro ao barras apps nocivos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Android (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Tentar usar um aplicativo e se deparar com crashes não é nada agradável. Pensando nisso, o Google está começando a liberar avisos automáticos que vão pedir para o usuário instalar uma atualização do programa que está travando, se ele estiver disponível na Play Store. Dessa maneira, até mesmo os usuários mais casuais poderão tentar consertar o software que está dando dor de cabeça.

A empresa americana disponibilizou o changelog das atualizações do mês de novembro de 2022 da Play Store. Nela, melhorias que visam maior segurança e confiabilidade são os pontos principais, mas vale o destaque para a seguinte frase:

A loja online do Google vai ajudar usuários a resolver crashes de apps através de avisos de atualização.

Esses avisos vão vir em forma de sugestões para que a pessoa faça o update dos programas que estão travando. É claro que a informação apenas virá se houver alguma melhoria pronta para o software.

Mishaal Rahman, especialista em Android, foi mais a fundo no código para descobrir outros detalhes. Ele achou uma mensagem que deve ser a padrão nesses casos. Ela diz o seguinte (em uma tradução livre):

O aplicativo parou de funcionar, mas a atualização mais recente do app pode corrigir o problema. Instale o update e abra o programa novamente. Se você quiser atualizar mais tarde, acesse %1$s no Google Play.

Além disso, a companhia americana afirmou que a novidade está sendo liberada desde o dia 15 de novembro na versão 33.2 da Google Play Store.

Opção vai facilitar a vida dos usuários

É claro que ninguém gosta quando um aplicativo simplesmente trava ou para de funcionar. Normalmente, usuários comuns tentam primeiramente fechar e abrir o programa para ver se tudo se resolve. Quando não dá certo, muitos pensam em desinstalar e reinstalar o software.

Com a novidade empregada pelo Google para celulares com Android, a chance de esse tipo de situação ser menos inconveniente acaba sendo alta. Um conserto rápido para uma dor de cabeça é sempre bacaninha, ainda mais quando queremos voltar a usar os apps.

Essa funcionalidade tem a intenção de sempre manter o smartphone do indivíduo atualizado, mas é importante ressaltar que os avisos devem oferecer lembretes para instalações posteriores. Se a pessoa não tiver acesso à internet na hora do crash, essa opção acabará sendo ótima para garantir a estabilidade dos programas.

Seja como for, com certeza vai deixar nossas vidas um pouco mais fáceis.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados