Xiaomi 13, Moto X40 e mais: os primeiros celulares com Snapdragon 8 Gen 2

Empresas chinesas querem largar na frente ao oferecer seus smartphones com o novo chipset; Samsung e IQOO também já preparam terreno

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 4 meses
Celular com Snapdragon 8 Gen 2 (Imagem: Divulgação / Qualcomm)
Celular com Snapdragon 8 Gen 2 (Imagem: Divulgação / Qualcomm)

Não demorou muito para algumas empresas anunciarem que vão usar o novo processador topo de linha da Qualcomm em seus aparelhos. Marcas como Xiaomi, OnePlus e Motorola confirmaram a chegada da segunda geração do Snapdragon 8 ao seu catálogo de celulares. Dessa forma, foi dada a largada para ver qual companhia será a primeira a oferecer o chip nos smartphones.

O Xiaomi 13 será o primeiro gadget da fabricante chinesa a receber o chipset Snapdragon 8 Gen 2. Ele poderá vir com uma tela de 6,7 polegadas e uma câmera frontal de 32 MP, mas ainda não há confirmações sobre suas especificações. Como o produto deverá ser lançado ainda em dezembro de 2022, isso poderia fazê-lo ser o primogênito do processador da Qualcomm.

Por outro lado, a OnePlus confirmou que o celular OnePlus 11 será verdadeiramente o primeiro dos telefones com o poderoso chip. Isso quer dizer que ambas empresas vão disputar nesses momentos iniciais, mas elas não serão as únicas a garantirem a tecnologia.

A Oppo anunciou que o seu próximo topo de linha terá o chipset, assim como a ZTE afirmou que o Red Magic 8 Pro fará uso do Snapdragon 8 Gen 2.

Todavia, até segunda ordem, os aparelhos dessas marcas ficarão inicialmente mais restritos ao mercado chinês. Isto é, vai levar um pouco mais de tempo para os entusiastas ao redor do mundo colocarem as mãos nos gadgets.

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

Motorola também prometeu o processador da Qualcomm

Em postagens mais recentes no Weibo (rede social chinesa parecida com o Twitter), a Motorola confirmou que utilizará o SoC em seu próximo flagship, o Moto X40. Vale lembrar que o nome do celular deverá ser diferente em outros países.

Os especialistas esperam por um smartphone com painel de 165 Hz, uma taxa de atualização superior ao visto no iPhone 14 Pro Max, por exemplo. Além disso, o gadget poderá trazer três câmeras com 50 megapixels. Curiosamente, o Android 13 ainda não foi confirmado no futuro aparelho.

Outra fabricante que vai adicionar o novo processador da Qualcomm a seu telefone é a IQOO. A submarca da Vivo já realizou a certificação do IQOO 11 Pro na Índia. Alguns burburinhos indicam que ele terá tela AMOLED de 6,78 polegadas e tela com taxa de atualização de 144 Hz.

Por fim, mesmo sem um comunicado oficial da Samsung, tudo indica que o S23 da sul-coreana chegará às lojas com a segunda geração do Snapdragon 8. Isso ganhou mais notoriedade quando o CFO da Qualcomm, Akash Palkhiwala, deixou escapar que sua marca fornecerá chips para os próximos Galaxy.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais sobre Qualcomm na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados