Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra recebem One UI 5 com Android 13 no Brasil

One UI 5 é baseada no Android 13 e traz melhorias em privacidade, multitarefa e mais; atualização já está disponível para a linha Galaxy S22

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 6 meses
Samsung Galaxy S22 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Depois da estreia global, agora é a vez do Brasil. A Samsung começou a liberar, nesta terça-feira (22), a versão estável da One UI 5 para o Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra. Além de ser baseada no Android 13, a atualização oferece mais recursos de privacidade, melhorias na multitarefa e mudanças no visual.

A One UI 5 chegou ao público brasileiro cerca de um mês após o lançamento da atualização para os usuários da Ásia e Europa. O software traz a nova versão do sistema operacional do Google, liberado ao público em agosto de 2022. O pacote de segurança de outubro de 2022 também marca presença no update.

Os relatos da atualização partem de usuários do fórum Samsung Members. Nesta terça-feira (22), os proprietários do smartphone comemoraram a estreia da atualização no Brasil. “Chegou essa manhã a atualização do Android 13 para o S22+ ZTO”, relatou um usuário. “Finalmente a tão esperada atualização chegou para a linha S22”, afirmou outro usuário.

Esta é a primeira atualização para os celulares da linha Galaxy S22. Lançados no começo de 2022, o trio saia da caixa com o Android 12 de fábrica, a versão lançada pelo Google no ano passado. Agora, os celulares receberam o Android 13 e também serão atualizados até 2026, quando o Google deve liberar o Android 16.

Linha Galaxy S22 recebe Android 13 no Brasil (Imagem: Reprodução/Samsung Members)
Linha Galaxy S22 recebe Android 13 no Brasil (Imagem: Reprodução/Samsung Members)

Como atualizar o Galaxy S22 para o Android 13?

A atualização começou a liberada aos usuários nesta semana. Para instalar a One UI 5, basta verificar a notificação emitida aos usuários elegíveis e seguir as instruções oferecidas pela Samsung. Caso você não tenha recebido o aviso, realize o procedimento manual para ver se o update já está disponível para o seu celular:

  1. Abra as configurações do celular;
  2. Vá em “Atualização de software”;
  3. Toque em “Baixar e instalar”;
  4. Aguarde a verificação ser concluída.

Se aparecer o aviso “Seu software está atualizado”, será necessário esperar um pouco mais. Caso contrário, siga as instruções que vão aparecer na tela e realize a instalação do Android 13. Também é recomendável fazer um backup de todos os seus dados para evitar perdas durante o update. 

One UI 5 chega aos celulares da Samsung com Android 13 (Imagem: Reprodução/Samsung)
One UI 5 chega aos celulares da Samsung com Android 13 (Imagem: Reprodução/Samsung)

O que há de novo na One UI 5?

A One UI 5 é a nova geração da interface para celulares e tablets da Samsung. Além de ser baseada no Android 13, a atualização confere algumas mudanças no visual, como os widgets empilháveis e a tela de bloqueio personalizável. Os usuários ainda contam com as novas cores do Material You.

Os usuários também podem fazer OCR em qualquer instância do celular. Assim, ao abrir um aplicativo, basta selecionar um trecho de texto para copiá-lo e colar em uma conversa de WhatsApp, documento, publicação de redes sociais e afins. Já as seções de privacidade e segurança foram unificadas para facilitar o acesso às definições.

https://www.youtube.com/watch?v=nrQpvU6K4Cg

Receba mais sobre Android 13 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados