XP abre 400 vagas para cursos de graduação em tecnologia 100% grátis

Faculdade XP vai reservar metade das vagas para mulheres e pessoas negras; curso de graduação será oferecido à distância e sem custo

Bruno Gall De Blasi
Por

Faculdade XP abriu mais um processo seletivo para os seus cursos de graduação em tecnologia a custo zero. Ao todo, a instituição oferece 400 vagas para áreas de tecnologia, incluindo cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados e Sistemas de Informação. Metade das posições serão destinadas a mulheres e pessoas negras.

Faculdade XP oferece 400 vagas para quem deseja se especializar na área de tecnologia (Imagem: Clément Hélardot / Unsplash)
Faculdade XP oferece 400 vagas para quem deseja se especializar na área de tecnologia (Imagem: Clément Hélardot / Unsplash)

A oportunidade é voltada para quem deseja se especializar no mercado de tecnologia. Segundo a universidade da XP Inc, inaugurada em junho, os três cursos oferecem uma dinâmica integrada às necessidades do mercado de trabalho. 

Os cursos ainda seguem o modelo de ensino à distância (EaD), oferecendo oportunidades para jovens de todo o país.

O processo seletivo vai ofertar 400 vagas para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados e Sistemas de Informação. Desse montante, 50% das posições serão destinadas a mulheres e pessoas que se autodeclaram negras. 

“O candidato deve escolher a categoria na qual se enquadra no ato da inscrição, tendo em vista que são aplicadas três “esteiras”, contemplando, além da diversidade de gênero e raça, a ampla concorrência”, explicaram em um comunicado à imprensa.

Como funciona o processo seletivo da Faculdade XP?

O processo seletivo compreende duas etapas. Na primeira fase, o ainda responde a um questionário de motivação e participa de um minicamp, que dura duas semanas.

Segundo a Faculdade XP, o minicamp permite que o aluno aprenda “sobre os conceitos básicos de programação de software”. Esta etapa também oferece a oportunidade de conhecer a metodologia de ensino da instituição de ensino.

“Ao final, mesmo se não for aprovado para o processo seletivo da graduação, o aluno recebe um certificado de conclusão, o que pode enriquecer seu currículo para outras oportunidades”, explicaram. “O curso [oferecido pelo minicamp] é formado por aulas ao vivo e gravadas, bem como por testes práticos.”

Por fim, o candidato participa de uma avaliação teórica. O teste é realizado através de uma prova de conhecimentos gerais da própria XP Educação ou pelo ENEM.

Inscrições vão até janeiro de 2023

As inscrições para o segundo processo seletivo da Faculdade XP estão abertas desde 16 de novembro de 2022. Os candidatos devem manifestar o seu interesse em participar até 12 de janeiro de 2023. 

Mas, para participar do processo seletivo, é preciso pagar uma taxa de R$ 147 – inscritos no CadÚnico estão isentos.

Os cursos de graduação, como já foi dito, são gratuitos. 

Para se inscrever, basta acessar o site da instituição: xpeducacao.com.br.

Relacionados

Relacionados