Engenheiro da Apple explica por que AirPods Pro não têm áudio lossless

AirPods Pro 2 ainda não possui suporte a músicas em lossless; não há previsão de lançamento de fone de ouvido da Apple capaz de reproduzir áudio HiFi

Bruno Gall De Blasi
Por

Uma das vantagens do Apple Music é a reprodução de músicas em lossless. Apesar de fazer streaming com o formato, os AirPods Pro não conseguem reproduzir áudio sem perda de qualidade, tornando necessário o uso de um fone de ouvido com fio para aproveitar o benefício. Agora, o engenheiro da equipe de acústica da Apple, Esge Andersen, explicou os motivos por trás da limitação.

Apple AirPods Pro (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Apple AirPods Pro (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Os detalhes foram revelados em uma entrevista ao What Hi-Fi. Durante a conversa, a editora Kashfia Kabir perguntou sobre a impossibilidade de ouvir os áudios HiFi da plataforma de streaming com os fones da Apple. E, nesse ponto, eu concordo com ela: essa situação fica mais complicada de entender a cada nova geração.

Andersen não escondeu os motivos por trás da ausência do recurso. À jornalista, o engenheiro afirmou que ainda é possível “fazer grandes progressos sem alterar o codec”, mesmo com o foco em qualidade. Mais adiante, ele frisou que “a escolha do codec que temos hoje é mais sobre confiabilidade”. 

“Portanto, trata-se de criar algo robusto em todos os ambientes”, concluiu. “Queremos melhorar a qualidade do som e podemos fazer isso com muitos outros elementos. Não achamos que o codec atualmente seja a limitação da qualidade de áudio em produtos Bluetooth.”

Novo AirPods Pro
Novo AirPods Pro 2 (Imagem: Reprodução / Apple)

Lossless do Apple Music não funciona no AirPods Pro

A explicação do engenheiro faz sentido, mas não satisfaz por completo. 

A Apple realmente demora para entregar alguma novidade tecnológica. Porém, quando esta mudança é levada aos produtos, a fabricante geralmente implementa de um jeito mais robusto.

O notch do iPhone é um exemplo. A empresa levou anos para abandoná-lo. Mas, quando tomou essa decisão, implementou o Dynamic Island no iPhone 14 Pro. Assim, a Apple deu utilidade a uma área da tela que seria morta.

No entanto, é preciso considerar duas coisas.

Primeiro, já há alguns codecs para áudio HiFi via Bluetooth, como o LDAC, MQair e o aptX Lossless, no mercado. E a Apple, até o momento, não levou nenhum deles aos seus fones sem fio.

Ok, a Apple pode criar um padrão próprio. Mas aí vem a segunda consideração: por que o Apple Music tem lossless se eu não posso usar os próprios equipamentos da Apple para aproveitar o benefício? E como eu vou utilizar o HiFi fora do Mac com conforto?

Afinal, nem o caríssimo AirPods Max é compatível com o formato.

Galaxy Buds Pro 2 (Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy Buds Pro 2 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Enquanto isso, a Samsung já tem um fone com HiFi

Durante a conversa, Andersen disse que a Apple está aberta a mudanças. Mas a sensação é outra.

A Apple revelou o AirPods Pro 2 em setembro. A nova geração trouxe alguns incrementos, mas quase não há mudanças entre o modelo anterior. Além disso, o fone continua sem suporte ao lossless, impedindo a reprodução de músicas HiFi pelo Apple Music.

Enquanto isso, a concorrência já começou a levar a melhoria aos seus fones. É o caso do Galaxy Buds 2 Pro, que traz o codec Samsung Seamless Codec (SSC) HiFi e bateria para até 29 horas de uso. Claro, é uma função ainda sem muito utilidade, mas já podemos dizer que é um produto pronto para esta nova necessidade do mercado.

Com informações: 9to5MacMacRumors e What Hi-Fi

Relacionados

Relacionados