Engenheiro da Apple explica por que AirPods Pro não têm áudio lossless

AirPods Pro 2 ainda não possui suporte a músicas em lossless; não há previsão de lançamento de fone de ouvido da Apple capaz de reproduzir áudio HiFi

Bruno Gall De Blasi
Por
AirPods Pro, fones de ouvido com chip Apple H1 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Apple AirPods Pro (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Uma das vantagens do Apple Music é a reprodução de músicas em lossless. Apesar de fazer streaming com o formato, os AirPods Pro não conseguem reproduzir áudio sem perda de qualidade, tornando necessário o uso de um fone de ouvido com fio para aproveitar o benefício. Agora, o engenheiro da equipe de acústica da Apple, Esge Andersen, explicou os motivos por trás da limitação.

Os detalhes foram revelados em uma entrevista ao What Hi-Fi. Durante a conversa, a editora Kashfia Kabir perguntou sobre a impossibilidade de ouvir os áudios HiFi da plataforma de streaming com os fones da Apple. E, nesse ponto, eu concordo com ela: essa situação fica mais complicada de entender a cada nova geração.

Andersen não escondeu os motivos por trás da ausência do recurso. À jornalista, o engenheiro afirmou que ainda é possível “fazer grandes progressos sem alterar o codec”, mesmo com o foco em qualidade. Mais adiante, ele frisou que “a escolha do codec que temos hoje é mais sobre confiabilidade”. 

“Portanto, trata-se de criar algo robusto em todos os ambientes”, concluiu. “Queremos melhorar a qualidade do som e podemos fazer isso com muitos outros elementos. Não achamos que o codec atualmente seja a limitação da qualidade de áudio em produtos Bluetooth.”

Novo AirPods Pro
Novo AirPods Pro 2 (Imagem: Reprodução / Apple)

Lossless do Apple Music não funciona no AirPods Pro

A explicação do engenheiro faz sentido, mas não satisfaz por completo. 

A Apple realmente demora para entregar alguma novidade tecnológica. Porém, quando esta mudança é levada aos produtos, a fabricante geralmente implementa de um jeito mais robusto.

O notch do iPhone é um exemplo. A empresa levou anos para abandoná-lo. Mas, quando tomou essa decisão, implementou o Dynamic Island no iPhone 14 Pro. Assim, a Apple deu utilidade a uma área da tela que seria morta.

No entanto, é preciso considerar duas coisas.

Primeiro, já há alguns codecs para áudio HiFi via Bluetooth, como o LDAC, MQair e o aptX Lossless, no mercado. E a Apple, até o momento, não levou nenhum deles aos seus fones sem fio.

Ok, a Apple pode criar um padrão próprio. Mas aí vem a segunda consideração: por que o Apple Music tem lossless se eu não posso usar os próprios equipamentos da Apple para aproveitar o benefício? E como eu vou utilizar o HiFi fora do Mac com conforto?

Afinal, nem o caríssimo AirPods Max é compatível com o formato.

Galaxy Buds Pro 2 (Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy Buds Pro 2 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Enquanto isso, a Samsung já tem um fone com HiFi

Durante a conversa, Andersen disse que a Apple está aberta a mudanças. Mas a sensação é outra.

A Apple revelou o AirPods Pro 2 em setembro. A nova geração trouxe alguns incrementos, mas quase não há mudanças entre o modelo anterior. Além disso, o fone continua sem suporte ao lossless, impedindo a reprodução de músicas HiFi pelo Apple Music.

Enquanto isso, a concorrência já começou a levar a melhoria aos seus fones. É o caso do Galaxy Buds 2 Pro, que traz o codec Samsung Seamless Codec (SSC) HiFi e bateria para até 29 horas de uso. Claro, é uma função ainda sem muito utilidade, mas já podemos dizer que é um produto pronto para esta nova necessidade do mercado.

Com informações: 9to5MacMacRumors e What Hi-Fi

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados