Galaxy S23 pode seguir iPhone 14 e trazer conexão via satélite

Celulares da Samsung devem utilizar a conexão via satélite para trocar mensagens; família Galaxy S23 tende a ser anunciada no começo de 2023

Bruno Gall De Blasi
Por
Possível Galaxy S23 (Imagem: Reprodução/OnLeaks/Digit)
Possível Galaxy S23 (Imagem: Reprodução/OnLeaks/Digit)

A comunicação via satélite é um dos destaques do iPhone 14. A Samsung, por sua vez, já está preparando uma solução similar para a linha Galaxy S23, mas sem se restringir aos pedidos de emergência (SOS), como acontece no celular da Apple. É o que conta o diário sul-coreano ETNews nesta quinta-feira (24). 

A aposta parte da publicação, que relata a presença do recurso em celulares da Samsung. Na notícia, o periódico informa que a marca sul-coreana está trabalhando com a Iridium Communications. Assim, o Galaxy S23 poderia se conectar à rede com mais de sessenta satélites de baixa órbita graças à parceria.

O recurso deve funcionar de um jeito mais flexível. No iPhone 14, por exemplo, a Apple permite o uso da função apenas para enviar pedidos de socorro em casos de emergência. Os smartphones da marca sul-coreana, por outro lado, tendem a autorizar o envio de mensagens de texto e imagens em baixa resolução pela nova rede.

Sinal de satélite pode ter uso mais flexível no S23

A serventia, no entanto, não seria tão diferente entre as duas empresas. Afinal, mesmo quando não houver 3G, 4G ou 5G disponível nas redondezas, a rede via satélite não vai oferecer uma conexão tão rápida. Além disso, será preciso utilizar o smartphone ao ar livre para conseguir sinal de um satélite da Iridium.

Ou seja, a função seria mais utilizada em casos de necessidade, mesmo com a flexibilidade.

Por outro lado, esta implementação abre portas para outras novidades no futuro. E, quem sabe, uma evolução dos telefones para se conectar com satélites para outras funções, sem depender das antenas de operadoras? Esta possibilidade ainda está longe de acontecer, mas seria um upgrade bem-vindo para quem vive em áreas remotas. 

Possível Galaxy S23 Ultra (Imagem: Reprodução/SmartPrix/OnLeaks)
Possível Galaxy S23 Ultra (Imagem: Reprodução/SmartPrix/OnLeaks)

O que esperar do Galaxy S23?

Falta pouco para o lançamento do Galaxy S23. A expectativa é de que a Samsung mantenha a receita dos últimos anos com a estreia de três modelos: a edição convencional, Plus e Ultra. Em comum, todos tendem a trazer o Snapdragon 8 Gen 2.

As baterias também devem passar por pequenas mudanças. Conforme informado com exclusividade pelo Tecnoblog, o Galaxy S23 e o S23+ vão ganhar um pequeno aumento de capacidade. Já o Galaxy S23 Ultra terá a mesma bateria com 5.000 mAh.

Outra melhoria ficaria pela câmera de 200 megapixels no Galaxy S23 Ultra. De resto, o trio tende a contar com especificações de ponta, como a tela de até 120 Hz e a quantidade farta de RAM e armazenamento.

Os sucessores do Galaxy S22 devem ser apresentados no começo de 2023.

Com informações: 9to5GoogleETNewsIce Universe (Twitter) e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados