Celebrado por sua autenticidade, BeReal leva como app do ano para iPhone

Rede social foi destaque no App Store Awards 2022 e vem chamando a atenção de concorrentes, que tentam copiar sua fórmula

Paula Alves
Por
• Atualizado há 7 meses
Celebrado por sua autenticidade, BeReal leva como app do ano para iPhone / Reprodução / BeReal
BeReal (Imagem: Reprodução / BeReal)

Na última segunda-feira (28), a Apple anunciou os vencedores do App Store Awards 2022, prêmio criado pela empresa para celebrar os melhores aplicativos e jogos da sua loja. Entre os vitoriosos ganhou destaque o BeReal, rede que estimula a publicação de fotos espontâneas e foi considerado o aplicativo do ano para iPhone.

Existente há mais de uma década, a premiação da Apple destaca projetos que estimulam a imaginação, o contato com o mundo e o envolvimento com outras pessoas. Atualmente com categorias específicas para iPhone, iPad, Mac, Apple Watch, Apple TV e Apple Arcade, ela se divide entre apps e jogos.

“Os vencedores do App Store Award deste ano reinventaram nossas experiências com aplicativos que oferecem perspectivas novas, ponderadas e genuínas […] esses empreendedores estão causando um impacto significativo e representam as maneiras pelas quais aplicativos e jogos influenciam nossas comunidades e vidas.”

Tim Cook, CEO da Apple, em comunicado à imprensa

Enquanto o BeReal levou como app do ano para iPhone, outros aplicativos como o Gentler Streak (Apple Watch), que estimula um estilo de vida saudável, e o GoodNotes 5 (iPad), que funciona como um caderno inteligente, também tiveram destaque na premiação.

Confira abaixo todos os vencedores do App Store Awards 2022:

  • Aplicativo do ano para iPhone: BeReal, da BeReal;
  • Aplicativo do ano para iPad: GoodNotes 5, da Time Base Technology Limited;
  • Aplicativo Mac do ano: MacFamilyTree 10, da Synium Software GmbH;
  • Aplicativo do ano da Apple TV: ViX, da TelevisaUnivision Interactive, Inc.;
  • Aplicativo do ano para Apple Watch: Gentler Streak, da Gentler Stories LLC;
  • Jogo do Ano para iPhone: Apex Legends Mobile, da Electronic Arts;
  • Jogo do ano para iPad: Moncage, da XD Network Inc.;
  • Jogo do Ano para Mac: Inscryption, da Devolver;
  • Jogo do ano para Apple TV: El Hijo, da HandyGames;
  • Jogo Arcade do Ano da Apple: Wylde Flowers, do Studio Drydock Pty Ltd;
  • Jogo do ano na China: League of Legends Esports Manager, da Shenzhen Tencent Tianyou Technology Ltd.
BeReal leva como app do ano para iPhone e inspira concorrentes / Apple / Divulgação
App Store Awards 2022 (Imagem: Divulgação / Apple)

Além disso, cinco outros aplicativos foram celebrados pela companhia por alcançarem um impacto cultural e duradouro na vida das pessoas. São eles:

  • How We Feel, do How We Feel Project, Inc.;
  • Dot’s Home, da Rise-Home Stories Project;
  • Locket Widget, da Locket Labs, Inc.;
  • Waterllama, da Vitalii Mogylevets;
  • Inua – A Story in Ice and Time, da ARTE Experience.

BeReal está na mira de outras redes sociais

Lançado em 2020, mas popularizado no começo deste ano, o BeReal ficou famoso ao se surgir como uma rede social de fotos que caminha na contramão de gigantes como o Instagram.

Sem filtros e sem seguidores (todos aqui são amigos), a rede dispara um envio diário, em um horário aleatório, na qual o usuário deve registrar o que está fazendo naquele momento.

Com uma interface bastante característica, que registra tanto a câmera frontal quanto traseira da ação, o app fez sucesso e conquistou um público carente de plataformas mais “vida real”.

TiKTok Now é a cópia do BeReal para fazer você criar ainda mais conteúdo / TikTok / Divulgação
TikTok Now tem a interface e mecânica do BeReal (Imagem: Divulgação / TikTok)

O interesse sobre o aplicativo despertou a atenção de outras concorrentes, que logo trataram de anunciar ou lançar sua própria versão da novidade.

Uma delas foi a ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, que lançou o TikTok Now, app com funções e interface muito parecidas ao BeReal.

Lançado nos EUA em uma aba dentro do próprio TikTok, aqui no Brasil ele ganhou um app só para si e, logo que desembarcou no país, já figurou entre as primeiras posições da Apple Store e Google Play.

Outra empresa que não deixou por menos foi a Meta, que já anunciou estar trabalhando em uma versão da rede para se integrar ao Instagram.

Chamada de IG Candid, ela já teve imagens do seu protótipo divulgadas pelo desenvolver Alessandro Paluzzi, mas ainda está em fase de testes e não há uma data oficial para seu lançamento.

Com informações: Apple

Receba mais sobre BeReal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados