Google fica atrás da OnePlus e Samsung em promessa de atualizar o Android

Enquanto Google promete três versões do Android para linhas Pixel 6 e 7, Samsung e OnePlus já trabalham com quatro atualizações

Emerson Alecrim
Por
Robô mascote do Android
Android (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Se até um passado recente priorizávamos o hardware de um smartphone, hoje, o sistema operacional é tão importante quanto. Prova disso é que a OnePlus anunciou que alguns de seus aparelhos receberão quatro versões do Android e cinco anos de updates de segurança. A decisão faz a companhia superar o Google em atualizações de software.

Há pelo menos duas razões pra um cronograma extenso de updates ser tão importante. A primeira é aumentar o tempo de vida útil do celular. A segunda — e mais importante — é eliminar vulnerabilidades que podem comprometer a segurança do aparelho.

Esses aspectos são tão relevantes que oferecer duas ou mais atualizações do Android passou a ser um diferencial. Ou motivo de cobrança. Vide o exemplo da Motorola, que vinha oferecendo apenas uma grande atualização do sistema e, depois de muitas reclamações, aumentou esse número. O Motorola Edge 30 Ultra, por exemplo, conta com três.

OnePlus promete ir mais longe

Eis que, nesta semana, a OnePlus fez um anúncio audacioso: alguns smartphones da marca receberão quatro atualizações do Android e cinco anos de updates de segurança.

De acordo com Gary Chen, líder de produtos de software da OnePlus, esse processo começará depois do lançamento do OxygenOS 13.1, esperado para o primeiro semestre de 2023. O OxygenOS é o sistema padrão da marca e tem o Android como base.

Na sequência, virá o OxygenOS 14, que deve ser liberado no final de 2023 ou no início de 2024. O ritmo seguirá assim até o ciclo de quatro grandes atualizações do Android ser cumprido.

OnePlus Ace (Imagem: Divulgação/OnePlus)
OnePlus Ace (imagem: divulgação/OnePlus)

Mais que o Google

Sempre há um “mas” nesses anúncios, certo? Certo. O novo cronograma de atualizações valerá apenas para “dispositivos selecionados lançados em 2023”. Para quem já tem um smartphone OnePlus, nada muda.

Apesar disso, a decisão da marca não deixa de chamar a atenção. A promessa de quatro versões do Android supera ou iguala os ciclos da Samsung.

Para alguns aparelhos, a marca coreana vem oferecendo três grandes atualizações do sistema e quatro anos de atualizações de segurança. Para modelos mais avançados, esses números saltam para quatro atualizações do Android e cinco anos de updates de segurança. É o caso do Galaxy S22.

Nessa história, o Google foi superado por ambas as marcas. Para as linhas Pixel 6 e Pixel 7, a companhia promete três grandes atualizações do Android, além de cinco anos de updates de segurança.

A expectativa é a de que esse movimento sirva de “inspiração” para outros fabricantes. Se não com quatro versões do Android, pelo menos com três. Como vimos, já funcionou com a Motorola.

Com informações: 9to5Google, Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados